CURSO DE VERÃO

XVII Curso de Verão
“Lugares e territórios: novas fronteiras, outros diálogos”

28 de junho a 1 de julho de 2017

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), enquanto plataforma de intercâmbio, debate e difusão de conhecimentos sobre os territórios e as culturas ibéricas, vai promover a XVII Edição do Curso de Verão, de 28 de junho a 1 de julho de 2017, subordinada ao título genérico “Lugares e territórios: novas fronteiras, outros diálogos”. Além de prosseguir o diálogo e a cooperação, aquém e além-fronteiras, o CEI reforça, com esta iniciativa, os seus compromissos com os espaços de baixa densidade ao apostar nos seguintes objetivo:

(i) identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento (paisagem, património, cultura, etc.);

(ii) analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais procurando identificar programas e iniciativas orientadas para promover a coesão territorial;

(iii) incentivar o diálogo entre saberes e investigadores visando alargar redes e consolidar parcerias com entidades do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano, designadamente as de países de língua portuguesa, afirmando o CEI como centro de transferência de conhecimento;

(iv) valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de promoção do património natural e cultural e de espaço de dialogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

As Comunicações, as Conferências e o Trabalho de Campo abordarão temas que vão estruturar os debates a partir das seguintes coordenadas fundamentais:

I. Paisagens, patrimónios, turismo: recursos do território e sustentabilidade;

II. Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais;

III. Cooperação e desenvolvimento: novas fronteiras, outros diálogos.

Tendo presente que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o Curso irá discutir este tema nos seguintes ateliers: (i) Paisagens, patrimónios construídos e o futuro das cidades e aldeias do interior; (ii) Capacitar pessoas para a competividade dos territórios; (iii) Novas atividades em espaço rural: iniciativas e experiências; (iv) Cultura, identidade e desenvolvimento local.

Trabalho de Campo

O Curso integra duas visitas de estudo, a realizar na área da Serra de França (Espanha) e da Serra da Estrela (Portugal), onde serão apresentados e debatidos temas relacionados com as diferentes formas que as paisagens e os patrimónios assumem na área fronteiriça entre Portugal e Espanha.

Apelo à apresentação de Comunicações

Apela-se à apresentação de Comunicações que se enquadrem no tema genérico e que apontem para os seguintes enquadramentos:

I. Paisagens, patrimónios, turismo: recursos do território e sustentabilidade;

II. Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais;

III. Cooperação e desenvolvimento: novas fronteiras, outros diálogos.

- Submissão de propostas de comunicações: até 2 de maio de 2017;

- Comunicação das propostas de comunicações aceites: até 20 de maio de 2017.

Informações sobre inscrições

(i) Comunicantes: as pessoas que apresentarem comunicações têm prioridade na inscrição (cuja presença devem confirmar junto da organização até ao dia 26 de maio).

(ii) Outros participantes: as inscrições poderão ser efetuadas de 30 de maio a 20 de junho, presencialmente na sede do CEI ou por telefone.

(iii) A inscrição só é válida após o pagamento de uma caução de 20 euros (numerário ou cheque), que será devolvida no último dia do Curso, caso se verifique a assistência à totalidade de horas do mesmo.

(iv) Os almoços nos dias das visitas estão a cargo dos participantes.

(v) O CEI garante as deslocações dos trabalhos de campo, até ao máximo de 40 participantes (segundo a ordem de inscrição).

Coordenação

Rui Jacinto (Universidade de Coimbra), Valentín Cabero Diéguez, Ignacio Izquierdo e Maria Isabel Martin Jimenez (Universidade de Salamanca)

Organização

Centro de Estudos Ibéricos

. Curso creditado pela Universidade de Salamanca

Programa Geral

28 de Junho

Abertura do Curso

Tema I. Paisagens, patrimónios, turismo: recursos do território e sustentabilidade
Conferências
Mesa Redonda

Tema II. Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais
Conferências
Mesa Redonda

Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Ateliers

Lançamento do livro Iberografias Nº 32.

29 de Junho

Trabalho de Campo. Rota Ibérica I. Guarda – Sierra da Francia – Guarda

30 de Junho

Tema III. Cooperação e desenvolvimento: novas fronteiras, outros diálogos
Conferências
Mesa Redonda

Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Ateliers

Tema III. Cooperação e desenvolvimento: novas fronteiras, outros diálogos
Conferências
Mesa Redonda

1de Julho

Trabalho de campo. Rota Ibérica: II. Guarda – Serra da Estrela – Guarda.