OUTRAS EDIÇÕES

CEI - Dez anos depois
Lançado em:
27-11-2010

CEI - Dez anos depois
Conhecimento, cultura, cooperação

O Catálogo «CEI – conhecimento, cultura, cooperação – Dez anos depois» foi apresentado no dia 26 de Novembro, por ocasião das comemorações do X Aniversário do CEI. Este Catálogo visa apresentar de forma sumária as actividades, iniciativas e eventos que o Centro tem vindo a desenvolver ao longo da última década.

PDFFormato digital para download

Leituras de Eduardo Lourenço
Lançado em:
27-11-2008

Leituras de Eduardo Lourenço
Um labirinto de saudades, um legado com futuro

Não é impossível elaborar bibliografias de e sobre Eduardo Lourenço. Provam-no as muitas e variadíssimas que estão feitas e publicadas e que o leitor atento certamente conhece. Diferente, e porventura inalcançável, será estabelecer a lista completa ou definitiva dos textos que Eduardo Lourenço escreveu ou publicou até hoje. Esta obra representa um invulgar trabalho de pesquisa que nenhum investigador sério da obea de Eduardo Lourenço pode ignorar.

 

Lusitanos e Romanos no Nordeste da Lusitânia
Lançado em:
26-05-2005

Lusitanos e Romanos no Nordeste da Lusitânia

Actas das 2ºas Jornadas de Património da Beira Interior, realizadas em 21 e 22 de Outubro de 2004, promovidas pelo CEI e pela ARA – Associação de Desenvolvimento, Estudo e Defesa do Património da Beira Interior. Reunindo várias dezenas de arqueólogos e investigadores dos Distritos da Guarda e Castelo Branco, bem como de Espanha, trata-se de um excelente documento para os especialistas e para todos aqueles que se interessam pelas questões da arqueologia e do património, sendo composta por quinze intervenções feitas durante as jornadas.“Entre Douro e Tejo, por terras do interior: o I milénio a.C.” (por Raquel Vilaça); “Breve estudo sobre a organização do espaço público e os equipamentos urbanos da cidade romana de Idanha-a-Velha (dos finais do século I a. C. ao limiar do século IV)” (por José Cristóvão); “Minería romana de oro en las cuencas de los rios Erges/Erjas y Bazágueda (Lusitania): la zona minera de Penamacor-Meimoa” (por F. Xavier Sánchez-Palencia e Luís Carlos Pérez Garcia), são alguns dos temas que fazem parte da publicação.

A Guarda Formosa na Primeira Metade do Século XX
Lançado em:
01-12-2004

A Guarda Formosa na Primeira Metade do Século XX

Obra de referência lançada pela Câmara Municipal da Guarda nas comemorações do Oitavo Centenário, «A Guarda Formosa na Primeira Metade do Século XX» surge em reedição revista e acrescentada, agora em edição conjunta com o Centro de Estudos Ibéricos, a que Jaime Couto Ferreira (coordenador da obra) está ligado também desde a primeira hora, como membro da Comissão Executiva. Profusamente ilustrada, «A Guarda Formosa» é uma vasta colectânea de estudos sectoriais abordando áreas tão distintas como a arquitectura, o urbanismo, a saúde, o ensino, os transportes, a vida cultural da Guarda, as actividades desportivas e lúdicas, a cultura popular, entre outros aspectos, até finais da década de 50 do século passado.

"Tempos de Eduardo Lourenço" - Fotobiografia
Lançado em:
26-05-2003

"Tempos de Eduardo Lourenço" - Fotobiografia

Da autoria de Manuela Cruzeiro e Maria Manuel Baptista, esta fotobiografia pretende assinalar os 80 anos de vida de Eduardo Lourenço, organizando o seu percurso biográfico e intelectual a partir de textos do próprio autor. Com a chancela da editora Campo das Letras e patrocinada pelo Centro de Estudos Ibéricos e por Coimbra Capital Nacional da Cultura, a obra inclui ainda uma cronologia completa da vida e obra do autor, para além de referenciar exaustivamente a obra de Eduardo Lourenço publicada no país e no estrangeiro nos últimos 60 anos.

Identidades Fugidias
Lançado em:
12-11-2001

Identidades Fugidias

"Identidades Fugidias" é uma colectânea de textos de escritores de língua oficial portuguesa sobre a temática da emigração e cujo prefácio conta com a assinatura de Eduardo Lourenço. Coordenado pelo presidente da Associação Portuguesa de Escritores, o livro, que se estende por quase 200 páginas, integra trabalhos de escritores como Alçada Baptista, José Saramago, Mia Couto, Nuno Júdice, Lídia Jorge e Dinis Machado, entre outros. "Um documento único a nível nacional", segundo Virgílio Bento (vereador do pelouro da Cultura da Câmara da Guarda).

Educação e Cidadania na Ilustração Portuguesa
Lançado em:
05-03-2001

Educação e Cidadania na Ilustração Portuguesa

Mais que uma homenagem ao médico Ribeiro Sanches, esta obra – editada com o apoio do Centro de Estudos Ibéricos – é, como sublinhou o autor, Fernando Augusto Machado, «uma justiça intelectual a um grande nome da comunidade científica internacional». Este livro, cuja ideia teve berço no ciclo de colóquios “Gente da Guarda”, que a Câmara Municipal promoveu por altura das comemorações do Oitavo Centenário, apresenta dois manuscritos inéditos de Ribeiro Sanches, natural de Penamacor, apresentado pelo docente da Universidade do Minho como «o discípulo preferido do grande Boerhaave, correspondente, amigo e consultor dos nomes mais notados da comunidade científica do século da filosofia e da ciência, médico da Corte Imperial da Rússia e de famílias europeias de grande nomeada e o único português que teve a honra de escrever na mais conhecida e marcante obras das Luzes: «Encyclopédie».