REVISTA IBEROGRAFIAS

Iberografias nº12
Lançado em:
26-11-2016

Revista "Iberografias" - nº 12

Este número da Revista Iberografias compila as comunicações proferidas no âmbito do Seminário “O Atlas. No princípio, era o Mapa. As Novas Geografias dos Países de Língua Portuguesa”, sendo dado destaque ao Prémio Eduardo Lourenço atribuído, em 2016, a Luis Sepúlveda.
Inclui um dossier onde se debate a relação entre fotografia e território organizado em três tópicos: Imaginar o território, Geografia e Poética do Olhar e Monteiro Gil: A Cor do Olhar. Finalmente, é feito o registo das atividades realizadas pelo CEI, em 2016.

PDF Ler online

Iberografias nº11
Lançado em:
28-11-2015

Revista "Iberografias" - nº 11

A Revista Iberografias nº11, compila as comunicações proferidas no âmbito dos Seminários “(Re)Encontros em tempo de (Des)Encontros - Os Países de Língua Portuguesa e suas Novas Geografias” e “Territórios, Sociedades e Culturas em Tempos de Mudança”.
À semelhança de anteriores edições, destaca-se o capítulo dedicado ao Prémio Eduardo Lourenço, atribuído em 2015 a Agustina Bessa-Luís.

 

PDF Ler online

Iberografias nº10
Lançado em:
28-11-2014

Revista "Iberografias" - nº 10

Este número da Revista Iberografias compila algumas das comunicações proferidas no âmbito do Curso de Verão "Espaços de Fronteira, Territórios de Esperança: velhos problemas, novas soluções".

Destaca-se o capítulo dedicado ao Prémio Eduardo Lourenço, este ano atribuído a Antonio Saéz Delgado, bem como uma pequena síntese dos premiados de edições anteriores; e os capítulo dedicados às homenagens que o CEI prestou ao Prof. Doutor Fernando Rebelo e ao Prof. D. Valentín Cabero Diéguez.

Lugar ainda para o registo das actividades que o CEI realizou em 2014 e que marcam a vitalidade de um Centro que prossegue uma linha marcada pelo temática “Territórios e Culturas Ibéricas” e que se encontra cada vez mais aberto à cooperação e à colaboração institucional como forma de ultrapassar fronteiras e aproximar gentes e culturas.

PDF Ler online

Iberografias nº9
Lançado em:
30-12-2012

Revista "Iberografias" - nº 9

Este número da Revista Iberografias compila as comunicações proferidas no âmbito da Conferência “Portugal e o seu Destino” - conferência comemorativa do 90º Aniversário do Prof. Eduardo Lourenço.

À semelhança de anteriores edições, destaca-se o capítulo dedicado ao Prémio Eduardo Lourenço, este ano atribuído a Jerónimo Pizarro, bem como uma pequena síntese dos premiados de edições anteriores.

Lugar ainda para o registo das actividades que o CEI realizou em 2013 e que marcam a vitalidade de um Centro que prossegue uma linha marcada pelo temática “Territórios e Culturas Ibéricas” e que se encontra cada vez mais aberto à cooperação e à colaboração institucional como forma de ultrapassar fronteiras e aproximar gentes e culturas.

PDF Ler online

Iberografias nº8
Lançado em:
30-12-2012

Revista "Iberografias" - nº 8

Os textos dados à estampa neste 8º número da Revista “Iberografias”, produzidos em diferentes momentos sob variados pretextos, multiplicam olhares sobre três autores de diferentes gerações, com origens e percursos distintos, cultivadores de diversos modos de expressão e de intervenção pública. Tempos, palavras, fronteiras são elementos transversais que estruturam e conferem coerência à publicação, fios condutores que cimentam a ligação entre três nomes incontornáveis da cultura lusófona contemporânea: Manuel António Pina, Eduardo Lourenço e Mia Couto.

A Guarda e Coimbra pertencem a um tempo crucial nos percursos de Eduardo Lourenço e de Manuel António Pina, ocupam lugar destacado no horizonte das suas paisagens matriciais. Associando Mia Couto a estes cultores do pensamento e da palavra, a Iberografias sai enobrecida com a divulgação destas figuras de referência para todo o espaço da língua portuguesa, cujos legados permanecerão património colectivo duma comunidade repartida por diversos continentes.

O CEI cumpre, assim, a sua missão mais nobre, afirma-se como plataforma para troca de experiencias e difusão de conhecimentos, espaço aberto ao intercambio de pessoas e à cooperação entre instituições, de aquém e além fronteiras. Esbater fronteiras também passar por assumir a função daquela “varanda” metafórica “onde se costuram os encontros e onde desembarcam os outros e nos desembarcamos outros”, funcionar como uma “espécie de cais da nossa existência, o lugar onde se espera, onde se antecipam as viagens e onde começam as lonjuras.”

O diálogo transfronteiriço que o CEI tem persistentemente promovido culminou, em 2012, com a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço a D. José María Martín Patino.

Foi reconhecido ao galardoado, fundador e dinamizador da Fundación Encuentro, o papel histórico que desempenhou nos anos da transição para o regime democrático em Espanha, a intensa actividade de cariz social e litúrgico, a capacidade de promover espaços de compreensão e consenso, a meritória actividade de desenvolvimento sócio-económico e coesão territorial numa zona transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

Esta edição da revista, que assinala mais um ano de actividades do CEI, põe em evidência a pluralidade de temas e de distintas perspectivas que o Centro acolhe, destacadas pelas várias conferências e seminários, cursos e projectos de investigação, edições e eventos, com relevo para o referido Prémio Eduardo Lourenço.

PDF Ler online

Iberografias nº7
Lançado em:
27-11-2011

Revista "Iberografias" - nº 7

O início da segunda década de funcionamento regular do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) culmina com a edição dum novo número da Revista Iberografias que testemunha a multiplicidade de iniciativas realizadas e de parceiros, de um e outro lado da fronteira, envolvidos na sua concretização.
A qualificação das pessoas e dos territórios fronteiriços, prioridade assumida pelo CEI desde a primeira hora, levou a uma programação que privilegiou cursos, seminários e conferências, isto é, diferentes ações de ensino e formação que afirmam o Centro como uma verdadeira plataforma de divulgação e difusão de conhecimento. Além do Curso de Verão, das Conferências sobre diferentes temas de Saúde, do Curso de Língua e Cultura Espanholas ou das Jornadas Transfronteiriças sobre Paisagem, Espaços Protegidos e Floresta, tiveram lugar debates sobre temas tão diversos como a Ibéria e o Diálogo Cultural, os Diálogos Ibéricos e Cooperação, a Criança e a Leitura ou os Novos Métodos de Ensinar e Aprender.

A aposta na investigação levou a um apelo para serem apresentadas candidaturas, cuja seleção decorre, para apoiar trabalhos que, preferencialmente, incidam nos espaços de baixa densidade e nos territórios transfronteiriços, a realizar por jovens investigadores e a enquadrar no projeto Territórios, Sociedades e Culturas em tempo de mudança. O debate de temas como interioridade, insularidade, despovoamento, desertificação, desenvolvimento, sustentabilidade e suas contradições, como as publicações sobre as novas geografias dos países de língua portuguesa, abriram a cooperação transfronteiriça a outras latitudes e a instituições universitárias de outros continentes.

O Prémio Eduardo Lourenço de 2011 foi atribuído a Mia Couto, reconhecendo os contornos transversais de uma obra criadora e a heterodoxia lexical a que recorre o principal mensageiro africano da lusofonia. Ponte duma cooperação cultural que se espera furious entre África, Europa e América Latina, a distinção atribuída não deixa de se inscriber na procura de novas formas de diálogo e de cooperação, onde aquele autor se afirma como um interlocutor privilegiado e potenciador do diálogo plural e aberto que importa aprofundar com o mundo ibero-americano. A obra literária de Mia Couto representa, pois, um importante estimulo ao diálogo que transcende as fronteiras matriciais ou as Que. delimitam o respetivo universo ficcional, representando um contributo inestimável para estreitar a cooperação e difundir a cultura ibérica a territórios situados para além do restrict espaço peninsular europeu.

O CEI e as instituições parceiras têm de levar em consideração o tempo e o espaço node atuam, os sinais que pairam num horizonte definido pelo momento de crise e incerteza que se atravessa e a emergência dum novo ciclo de políticas públicas, a iniciar em 2014, enquadrado pelos novos objetivos e estratégias europeias desenhadas para a coos territorial. Com semelhante quadro por pano de fundo, novos e estimulantes desafios se colocam a instituições como o CEI cuja missão importa aprofundar, respondendo com novas iniciativas às mudanças e aos problemas emergentes.

PDF Ler online

Iberografias nº6
Lançado em:
2011

Revista "Iberografias" - nº 6

Este número da Revista Iberografias compila as comunicações proferidas nas Jornadas “Porcom, Oilam, Taurum – Cabeço das Fráguas: o Santuário no seu contexto”, que constituem um núcleo temático autónomo. Tratou-se de uma jornada científica realizada na Guarda, no dia 23 de Abril, que congregou uma elite de especialistas a nível internacional no intuito genuíno de progredir no conhecimento do “Cabeço das Fráguas”, lugar de extraordinária importância para a arqueologia peninsular.

À semelhança de anteriores edições, destaca-se o capítulo dedicado ao Prémio Eduardo Lourenço, este ano atribuído a César António Molina, bem como uma pequena síntese dos premiados de edições anteriores.

Lugar ainda para o registo das actividades que o CEI realizou em 2010 e que marcam a vitalidade de um Centro que prossegue uma linha marcada pelo temática “Territórios e Culturas Ibéricas” e que se encontra cada vez mais aberto à cooperação e à colaboração institucional como forma de ultrapassar fronteiras e aproximar gentes e culturas.

PDF Formato digital para download

Iberografias nº5
Lançado em:
10-12-2009

Revista "Iberografias" - nº 5

O número cinco da Revista Iberografias reúne um conjunto de artigos resultantes das comunicações proferidas em conferências realizadas pelo CEI e também artigos resultantes dos trabalhos de investigação apoiados pelo Centro. 

PDF Formato digital para download

 

 

Iberografias nº4
Lançado em:
26-11-2008

Revista "Iberografias" - nº 4

O quarto número da Revista de Estudos Ibéricos “Iberografias” traz à estampa artigos e intervenções apresentados em eventos, cursos, conferências e seminários, onde se debateram diversos temas actuais, assinalaram efemérides ou analisaram aspectos inerente ao desenvolvimento das áreas fronteiriças. Foi lançada no dia 26 de Novembro de 2008, por ocasião do Colóquio “Ficção e Realidade”.

 

 

Revista "Iberografias" - Nº 3
Lançado em:
06-12-2007

Revista "Iberografias" - nº 3

O terceiro número da Revista de Estudos Ibéricos “Iberografias” foi lançado a 6 de Dezembro de 2007. A culminar um ano fértil de múltiplas e variadas iniciativas, destacam-se na presente publicação algumas realizações do CEI que testemunham o envolvimento comprometido com os espaços fronteiriços através da promoção do iniciativas onde se debateram diversos temas actuais como Agostinho da Silva e a Ibéria, a Fronteira e os meandros dos respectivos processos de desenvolvimento e a terceira edição do Prémio Eduardo Lourenço. A rede científica e cultural congregada pela parceria que o CEI protagoniza esteve mobilizada na realização de conferências, seminários e cursos (de verão ou temáticos – abrangendo tema de direito, saúde e educação); concretizou eventos e publicações; apoiou a investigação em vários domínios e empenhou-se na difusão do conhecimento e na qualificação dos recursos humanos.

Revista “Iberografias" - nº 2
Lançado em:
28-11-2006

Revista “Iberografias" - nº 2

O segundo número da Revista de Estudos Ibéricos “Iberografias” traz à estampa artigos e intervenções apresentados em eventos, cursos, conferências e seminários, onde se debateram diversos temas actuais, assinalaram efemérides ou analisaram aspectos inerente ao desenvolvimento das áreas fronteiriças. O Centenário da publicação de D. Quixote foi pretexto para a Conferência Camões e Cervantes: um diálogo ibérico, o Curso de Verão, que decorreu sob o lema Cultura, Cooperação e Desenvolvimento e A Programação Cultural Hoje, discutiu a importância da cultura nos processos de desenvolvimento, na construção da cidade e de uma nova vivência urbana, enquanto Agustín Remesal, vencedor da segunda edição do Prémio Eduardo Lourenço, revisita a fronteira e o modo como, entre os povos ibéricos, se vai (re)construindo a visão do outro.

Revista “Iberografias" - nº 2
Lançado em:
03-03-2005

Revista “Iberografias" - nº 1

Primeiro número da Revista de Estudos Ibéricos, que reúne, entre outros, textos de Mário Soares, Cláudio Guillén, Fernando Morán, Eduardo Lourenço e Maria Helena da Rocha Pereira.