Episódio 3– “Memórias do 25 de abril na Guarda”

CEI · EPISÓDIO 3 - "MEMÓRIAS DO 25 DE ABRIL NA GUARDA"

Convidado:Fernando Bento

“O que fica no meio disto tudo: estamos a 50 anos de comemorar a grande festa portuguesa, o 25 de abril, que politicamente foi a coisa mais importante a que assisti na minha vida e por isso quero deixar bem presente - 25 de abril sempre!”
“Somos hoje mais felizes, mais livres, mais democráticos do que em 1974 quando as forças armadas fizeram a revolução maravilhosa sem tiros - Viva o 25 de abril!”
(Fernando Bento )


Este episódio de podcast relaciona-se com os trabalhos desenvolvidos na Oficina de História da Guarda, iniciativa dinamizada pelo Centro de Estudos Ibéricos e orientada pela Professora Rita Costa Gomes. Construímos um conjunto de episódios dedicados à memória coletiva do 25 de Abril na Guarda. Pretendemos mostrar, em diferentes episódios, emitidos nos dias 25 de cada mês, a perspetiva que o povo da Guarda teve deste acontecimento nacional que mudou o regime e as transformações sentidas a nível pessoal e social há 50 anos. Nós somos a Anabela Matias, a Cláudia Guedes e o Tiago Tadeu e este é o nosso contributo para a permanência da memória.


Convidado: Fernando Bento
Fernando Bento nasceu a 26 de agosto de 1936. Frequentou o Liceu Nacional da Guarda. Foi técnico de contas, trabalhou numa empresa de construção da cidade e foi gestor de pessoal na FEMSA, onde ingressou em 1965. Colaborador da Radio Altitude de 1971 até 2006, é talvez a personalidade da Guarda mais conhecedora da cidade. Fez parte da equipa, ainda em tempos de Ditadura, da Câmara Municipal, mas não foi saneado. Eis Fernando Bento. Um homem da Guarda, que conhece décadas de história da cidade e de cada um; um guardense defensor da liberdade, da beleza da sua terra, a quem a Guarda agradece.

CEI
CMG
UC
USAL
IPG
INTERREG
UE