Sinagogas Medievais Ibéricas - uma bibliografia

Continua a crescer o interesse pelo passado...
Foto (creativecommons)

  • Jorge Torres [JT]

Oficina de História da Guarda, 2018-2019

Porquê uma bibliografia?

Continua a crescer o interesse do público pelo passado das comunidades judaicas que existiram em Portugal antes da expulsão de 1496 e do estabelecimento da Inquisição moderna em meados de Quinhentos. A procura e (re)descoberta dos lugares das antigas judiarias e das suas sinagogas e o afã recente pela sua preservação ou memorialização fazem parte desta renovada atenção a uma parte importante da história local. Mas nem tudo o que se afirma e escreve sobre este tema tem base científica segura.

A procura dos dados sobre o passado é sempre um ponto de partida indispensável. Como pode ver-se no texto actualizado do “Tombo da Comarca da Beira” que publicamos na página da Oficina de História, a sinagoga medieval da Guarda, por exemplo, está claramente documentada para o período medieval.

O estudo e a interpretação das sinagogas medievais, no entanto, tem de fazer-se dentro de um contexto ibérico, não apenas à escala regional ou mesmo nacional. Tal como sucede na Guarda e em muitas outras localidades beirãs, possuímos hoje notícias de centenas de sinagogas que existiram na Ibéria medieval. Uma vez atingido um certo limiar na dimensão das comunidades judias, a sinagoga normalmente surgia e ocupava um lugar central na vida quotidiana das comunas e nos bairros onde os judeus viviam.

A grande diversidade nas soluções construtivas adotadas para as sinagogas ibéricas tem sido revelada nas últimas décadas pelos estudos históricos e pela arqueologia. Muitas delas construídas de raiz pelas próprias comunidades, é comum que se sucedam vários edifícios nos mesmos centros populacionais. Outras cidades houve, em Portugal e em Espanha, onde várias sinagogas existiram também em simultâneo. Sobre este vasto panorama não cessa a publicação de estudos especializados, que importa conhecer e ter em consideração no estudo de cada sinagoga no seu contexto local.

Queremos contribuir para esse conhecimento mais aprofundado através da recolha o mais ampla possível de trabalhos publicados sobre as sinagogas medievais ibéricas. Esta recolha toma aqui a forma de uma bibliografia anotada, onde os principais trabalhos aparecem sucintamente descritos no seu conteúdo e rigorosamente identificados para que todos possamos lê-los e utilizá-los.

Critérios utilizados na bibliografia 

  • O âmbito desta bibliografia define-se geograficamente pela inclusão de localidades na Península Ibérica até aos seus limites pirenaicos, e das Ilhas Baleares (não se incluem, por exemplo, territórios fora deste espaço que estiveram sob domínio da coroa aragonesa medieval). Cronologicamente, incluímos trabalhos que incidem no período que vai desde a época visigótica (século V) até 1500.
  • Sempre que possível, indicamos a(s) localidade(s) onde se situa cada sinagoga estudada, e a respetiva região do moderno estado espanhol.
  • Damos preferência a trabalhos publicados em revistas científicas e/ou entidades de reconhecido prestígio como Institutos, Academias, ou centros de pesquisa. Trabalhos de circulação mais restrita como teses académicas são também incluídos. Em casos pontuais, incluem-se trabalhos mais antigos (publicados, por exemplo, no século XIX ou inícios do século XX), pelo seu valor historiográfico ou documental.
  • As referências bibliográficas seguem o estilo recomendado pela “Revista de História” da Universidade de Coimbra, com ligeiras modificações (acrescentou-se, por exemplo, o local de publicação para jornais e revistas). Veja as normas aqui (link http://www.uc.pt/fluc/ihes/publicacoes/rph/normas  )
  • As anotações indicam características dos textos publicados, nomeadamente a presença de anexos documentais, bibliografias, material gráfico e cartográfico, fotos, etc.
  • A pesquisa na referência bibliográfica e na própria anotação pode fazer-se por autor, lugar, e palavras no título ou na anotação respetiva.
  • Esta bibliografia é um trabalho em curso, com atualizações frequentes. Indica-se a data da última atualização no seu início.

SINAGOGAS MEDIEVAIS IBÉRICAS – BIBLIOGRAFIA ANOTADA

(Atualização: Novembro 2019)

Afonso, Luís Urbano, “As sinagogas portuguesas e o tardo-gótico despojado” in Joana Ramôa Melo, Luís Urbano Afonso (eds.), O fascínio do Gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva. Lisboa: Instituto de História da Arte / FLUL, 2016, p. 106-136.

  • Artigo em obra coletiva de homenagem a José Custódio Vieira da Silva. Analisa aspetos da arquitetura das sinagogas medievais portuguesas.
    Bibliografia nas páginas 125-128. (JT)

Alarcão, Jorge de, “As Judiarias de Coimbra” in Coimbra Judaica – Actas, Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra / Departamento de Cultura / Divisão de Museologia, 2009, p. 21-26.

  • Comunicação apresentada em colóquio sobre o tema. Localiza as antigas sinagogas de Coimbra (Portugal) na Rua do Corpo de Deus e Judiaria de Sansão.
    Bibliografia na pág. 26 (JT)

Alberch i Fugueras, Ramon; Narcís-Jordi Aragó, Els Jueus a les terres gironines. Quaderns de la Revista de Girona, 1. Guies, 1, 1985 (2a ed., 1988).

  • Monografia sobre a presença judaica na província de Girona (Catalunha). Tem capítulo específico para as sinagogas e sua localização. Refere as da cidade e também as de Puigcerdà, Camprodon, Torroella de Montgrí, Vilajuïga, Figueres, Castelló d’ Empúries e Besalú.
    Bibliografia na página 94. (JT)

Almeida, Sara Oliveira; Susana Temudo, “A Sinagoga Medieval de Coimbra à Luz dos Novos Achados na Rua Corpo de Deus. Notícia preliminar”, Al-madan online [Almada], II série, 17:2 (1993), p. 29-35.

  • Artigo em publicação periódica de arqueologia em linha. Apresenta escavações arqueológica efetuadas na Rua do Corpo de Deus, em Coimbra (Portugal) e sugere a possibilidade de se tratar de vestígios de uma sinagoga existente até ao século XIV. Inclui plantas, fotografias e desenhos das escavações arqueológicas efetuadas.
    Bibliografia na página 35. (JT)

Álvarez Delgado, Yasmina, “Excavaciones en torno a la sinagoga de Samuel Halevi (Sinagoga del Tránsito). Toledo” in Ana Mª López Álvarez, Ricardo Izquierdo Benito (coord.), El legado material hispanojudío. Cuenca: Universidad de Castilla – La Mancha, 1998, p. 341-345.

  • Texto inserido em coletânea de estudos. A autora apresenta os resultados das escavações feitas, em finais dos anos oitenta, na envolvente da sinagoga del Tránsito, em Toledo (Castela-Mancha).
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Antonio Rubio, María Gloria de, “Judíos en Galicia: visión panorâmica y nuevas aportaciones documentales”, Espacio, Tiempo y Forma, Serie III, Historia Medieval [Madrid], 20 (2007), p. 289-314.

  • Artigo em publicação periódica, com resumo em inglês. A autora refere a existência conhecida de sinagogas em Ourense, Ribadavia e Tui, bem como a possível presença em A Coruña e Allariz (Galiza). Inclui apêndice documental.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Antonio Rubio, María Gloria de, “Nuevos y viejos documentos sobre la presencia judía y conversa en Galicia, eHumanista/Conversos, Santa Barbara, 5 (2017), p. 374-391.

  • Artigo em publicação periódica. Com base em documentação diversa, aborda o número de judeus na Galiza, a sua distribuição geográfica, sinagogas, cemitérios, etc. Refere as sinagogas de Ribadavia, Tui, Ourense, Allariz e A Coruña.
    Bibliografia nas páginas 389-391. (JT)

Arenas Esteban, Jesús, “El asentamiento de «El Castil de los Judíos» (Molina de Aragón), Guadalajara”, Miscelánea de Estudios Árabes y Hebraicos. Sección Hebreo [Granada], 66 (2017), p. 33-52

  • Artigo em publicação periódica. O autor analisa aspetos arquitetónicos e decorativos do edifício que poderá corresponder à antiga sinagoga de Molina de Aragón (Castela-Mancha). Inclui fotografias, plantas e desenhos.
    Bibliografia nas páginas 51-52. (JT)

Arenas Esteban, Jesús; Javier Castaño, “La sinagoga medieval de Molina de Aragón: evidencia documental y epigráfica”, Sefarad [Madrid], 70:2 (2010), p. 497-508

  • Artigo em publicação periódica. Os autores apresentam evidências documentais e arqueológicas da antiga sinagoga existente no «Castil de Judíos», em Molina de Aragón (Castela-Mancha). Inclui fotografias e desenhos.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Asenjo Sedano, Carlos, “La judería de Guadix”, Miscelánea de Estudios Árabes y Hebraicos. Sección Hebreo [Granada], 26-28 (1977-1979), p. 285-300

  • Artigo em publicação periódica. Aborda a presença judaica em Guadix (Andaluzia) ao longo dos tempos. Localiza a sua sinagoga e aborda as relações da comunidade com muçulmanos e cristãos.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Assas, Manuel de, Antigua sinagoga hoy iglesia de Santa María la Blanca y brocal de un aljibe de la mezquita aljama, Madrid: Imprenta de Fortanet y Calcografia Nacional, 1878.

  • Após um breve percurso histórico da presença judaica na Península, o autor descreve pormenorizadamente a antiga sinagoga, atual igreja de Santa María la Blanca de Toledo (Castela-Mancha), definindo os seus períodos de construção. Alguns desenhos. (JT)

Azaña, Esteban, Historia de la ciudad de Alcalá de Henares (antigua Compluto) adicionada con una reseña histórica de los pueblos de su partido judicial, (2 vol.), Madrid: Establecimiento Tipográfico de E. Alegre, 1885.

  • Monografia sobre a cidade de Alcalá de Henares (Madrid), com referência às duas sinagogas medievais que possuiu (capítulo X). (JT)

Badias i Mata, Jaume; Oriol Saula i Briansó, “Les excavacions arqueològiques del jaciment del Molí del Codina de Tàrrega: Possible emplaçament de l’antiga sinagoga de la primera meitat del segle XIV”, Tamid: Revista Catalana Anual d’Estudis Hebraics [Barcelona], 2 (1998-1999), p. 161-190.

  • Artigo em publicação periódica. Relato de escavações arqueológicas efetuadas em Tàrrega (Catalunha), com achado de possível sinagoga do século XIV. Numerosas fotografias e plantas.
    Bibliografia em notas de rodapé (JT)

Balbás, Juan A., El Libro de la Provincia de Castellón, Castellón [de la Plana], Imprenta y Librería de J. Armengot, 1892.

  • No capítulo que nesta obra dedica ao bairro da judiaria de Castellón de la Plana (Valência), o autor utiliza documentos municipais que mencionam a sinagoga desta cidade, construída numa casa comprada pela comunidade judaica para esse efeito. Não consegue, no entanto, localizar o edifício nem a rua mencionada nos documentos. A judiaria propriamente dita localizava-se, segundo o autor, na paróquia medieval de São Pedro. (RCG)

Balesteros, Carmen, “A Sinagoga Medieval de Évora (elementos para o seu estudo)”, A Cidade de Évora. Boletim de Cultura da Câmara Municipal, II série, 1, (1994-1995), p. 179-211.

  • Artigo em publicação periódica. Com base em documentação coeva, propõe localização da antiga sinagoga de Évora (Portugal). Descreve situação atual do espaço. Apresenta fotografias, plantas, cortes e mapas.
    Bibliografia inserida nas notas: páginas 194-196. (JT)

Balesteros, Carmen, “Das sinagogas da Antiguidade às sinagogas medievais peninsulares: origens e percursos de uma instituição” in Dulce Helena Pires Borges (coord.), Guarda. História e Cultura Judaica. Guarda: Museu da Guarda/ Câmara Municipal da Guarda, 1999, p. 139-146.

  • Texto inserido em obra coletiva, associada ao Catálogo de exposição efetuada no Museu da Guarda. A autora discute a eventual existência de modelos arquitetónicos a seguir na construção de sinagogas, dando diversos exemplos.
    Bibliografia na página 146. (JT)

Balesteros, Carmen, “Arqueologia dos judeus peninsulares: os casos do Alentejo e Extremadura espanhola no contexto peninsular” in Carlos Guardado da Silva, (coord.), Judiarias, Judeus e Judaísmo. [atas do XV Encontro Turres Veteras] Torres Vedras: Câmara Municipal / Lisboa: Edições Colibri, 2013, p. 165-182.

  • Comunicação apresentada no Encontro Turres Veteras. Afirma existirem apenas sete sinagogas medievais em razoável estado de conservação – exemplifica com Tomar e Castelo de Vide (Portugal), Valencia de Alcántara (Extremadura), Toledo (Castela-Mancha), Segóvia (Leão e Castela), Córdova (Andaluzia). Aborda em pormenor o caso de Trancoso (Portugal), levantando a hipótese de no edifício na Rua da Alegria, 11 ter existido uma Sinagoga.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Balesteros, Carmen; Jorge de Oliveira, A Judiaria e a Sinagoga de Castelo de Vide. separata de Ibn Maruán [Marvão], 3 (1993), 30 p. (corresponde às pág. 123 a 152 do original)

  • Artigo em publicação periódica cultural do município. Aborda a origem da comunidade judaica de Castelo de Vide (Portugal), delimita e carateriza as casas da Judiaria e apresenta as escavações efetuadas na possível sinagoga local. Descreve as suas divisões e analisa a credibilidade do chamado ‘Tabernáculo’. Localiza as casas da Judiaria com marcas nas ombreiras. Inclui plantas, fotografias e desenhos das escavações arqueológicas efetuadas, e ainda fotografias, plantas e alçados do edifício atual.
    Bibliografia nas páginas 146 e 147 (24 e 25 da separata). (JT)

Ballesteros Díez, José Antonio, “Judíos en Mérida (siglos II al XVII)”, Revista de Estudios Extremeños, 72:2, (2016), p. 1061-1090.

  • Artigo em publicação periódica. O autor estuda a presença judaica em Mérida (Extremadura) e refere a capela de Santa Catalina como local de antiga sinagoga. Algumas imagens
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Batlle i Gallart, Carme, “Solución al problema de las dos sinagogas de Gerona”, Sefarad [Madrid], 19 (1959), p. 301-320.

  • Artigo em publicação periódica. A autora aborda a questão da localização da sinagoga medieval de Girona (Catalunha) a partir de uma análise documental, concluindo que teriam que ser duas as sinagogas existentes. Publica mapa com a sua localização, diversas fotografias e apêndice documental.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Battle i Gallart, Carme, L'aljama de la Seu d'Urgell Medieval. Una comunitat jueva del Pirineu català. Barcelona: Rafael Dalmau, 2016.

  • Estudo monográfico da comunidade judaica da cidade de Seu d'Urgell (Catalunha), desde o século XIII até 1492. Inclui a história das principais famílias judaicas, usando fontes notariais, e referindo dados abundantes sobre as suas actividades económicas, o conteúdo das suas bibliotecas, e o seu envolvimento na construção de uma nova sinagoga, a partir de 1390, edifício que substituiu uma primeira sinagoga e "escola" que estava então já "velha" e ameaçava ruína. A nova sinagoga é objecto de um breve capítulo deste livro, onde se descreve a construção de um espaço apartado para as mulheres e se discute a existência de uma piscina ritual (mikvé). Mapa da cidade e da região dos Pirinéus catalães, indicando as localidades com judiarias (aljamas). Bibliografia e fontes arquivísticas indicadas em nota. (RCG)

Beinart, Haim, Trujillo. A Jewish community in Extremadura on the eve of the expulsion from Spain. Jerusalem: Magnus Press/ Hebrew University, 1980.

  • Monografia sobre a comunidade Judaica de Trujillo (Extremadura) utilizando sobretudo documentos do século XV e os primeiros reegistos da Inquisição. Refere as sinagogas da localidade nas suas diversas funções e interpreta os conflitos inerentes ao seu uso e transformações quatrocentistas. Publica mais de uma centena de documentos em extenso apêndice (240 páginas). Índice temático. Fac-similes dos documentos, mapas, fotos.
    Bibliografia em notas de rodapé. (RCG)

Belmont Díaz, José; Pilar Leseduarte Gil, La Expulsión de los Judíos. Auge y ocaso del judaísmo en Sefarad. Bilbao: Ediciones Beta III Milenio, 2007.

  • História da presença Judaica em Espanha, suas comunidades e processo de expulsão. Referências a diversas sinagogas.
    Bibliografia em notas nas páginas 281-305 e 587-610. (JT)

Beltrán Lloris, Miguel; Juan Ángel Paz Peralta, “Estado actual de la arqueología judía em Aragón. Balance y perspectivas de futuro” in Miguel Ángel Motis Dolader (coord.), Aragón Sefarad. Vol. I: Estudios. Zaragoza: Diputación de Zaragoza, 2004, p. 341-353.

  • Texto integrado no volume I de obra que inclui estudos e o catálogo da exposição Hebraica Aragonalia. El legado judío en Aragón. Apresenta listagem dos restos arqueológicos de sinagogas encontrados em Aragão, nomeadamente em Zaragoza, Huesca, e Calatayud (Aragão).
    Bibliografia em notas na página 352-353. (JT)

Blasco Martínez, Asunción, “Instituciones sociorreligiosas judías de Zaragoza (siglos XIV – XV): sinagogas, cofradías, hospitales”, Sefarad [Madrid], 50:1 (1990), p. 3-46, 50:2 (1990), p. 265-288.

  • Artigo em publicação periódica. Descreve e localiza as 9 sinagogas conhecidas em Zaragoza (Aragão) durante os séculos XIV e XV. Explica também como funcionavam as numerosas confrarias (identifica 16 exemplos), estabelecidas nalguns casos por artesãos judeus (v.g. sapateiros, peliteiros), e que pelo menos num caso tinha sinagoga própria. Refere ainda os 4 hospitais judaicos da cidade. O texto representa um capítulo da tese de doutoramento da autora, “Los Judíos de Zaragoza en el siglo XIV”. Inclui um mapa, fotos.
    Bibliografia em notas de rodapé. (RCG)

Blasco Martínez, Asunción, “Los judíos de Zaragoza em los siglos XIII-XIV” in Miguel Ángel Motis Dolader (coord.), Aragón Sefarad. Vol. I: Estudios. Zaragoza: Diputación de Zaragoza, 2004, p. 209-220.

  • Texto integrado no volume I de obra que inclui estudos e o catálogo da exposição Hebraica Aragonalia. El legado judío em Aragón. Aborda a localização das sinagogas medievais de Zaragoza (Aragão).
    Bibliografia em notas na página 220. (JT)

Borrás Gualis, Gonzalo, “El mudéjar y la expresión artística de las minorías confesionales em Aragón: mezquitas y sinagogas” in Miguel Ángel Motis Dolader (coord.), Aragón Sefarad. Vol. I: Estudios. Zaragoza: Diputación de Zaragoza, 2004, p. 381-392.

  • Texto integrado no volume I de obra que inclui estudos e o catálogo da exposição Hebraica Aragonalia. El legado judío em Aragón. Comenta as referências a algumas igrejas que teriam sido resultado de transformação de sinagogas anteriores, e discute o seu estilo artístico. Considera indispensável mais investigação. Apenas considera que se justifica a existência de sinagoga em edifícios de Calatayud e Zaragoza (Aragão).
    Bibliografia em notas nas páginas 391-392. (JT)

Branco, Manuel da Silva Castelo, “A comuna judaica da vila de Castelo Branco [1381-1496] (laços ancestrais de Fernando Pessoa à Beira Baixa)”. In Actas das 1ªs Jornadas do Património Judaico da Beira Interior. Trancoso - Belmonte, 2008, p. 7-29.

  • Comunicação apresentada às 1ªs Jornadas do Património Judaico, realizadas em 2005. Sugere hipótese para localização da antiga sinagoga de Castelo Branco (Portugal). Inclui plantas e fotografias.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Bravo Escudero, Berta M., “Restauración y rehabilitación de un edificio histórico olvidado: la sinagoga de Valencia de Alcántara (Cáceres)”, Norba-Arte [Cáceres], 22-23 (2002-2003), p. 309-322.

  • Artigo em publicação periódica. Descreve a história e processo de restauro da antiga sinagoga de Valencia de Alcántara (Extremadura). Algumas fotografias e plantas do edifício.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Caballero González, José María, La judería medieval de Saldaña. Saldaña: edição do autor, 2006.

  • O autor estuda a organização e funcionamento da judiaria de Saldaña (Leão e Castela), com base em documentação diversa. Aparecem algumas referências à sinagoga e sua localização.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Cadiñanos Bardeci, Inocencio, “Judíos y Moros en Aranda de Duero y sus contornos”, Sefarad [Madrid], 50:1 (1990), p. 47-68.

  • Artigo em publicação periódica. Descreve as origens e evolução do bairro judaico de Aranda de Duero (Leão e Castela) nos séculos XIV e XV, identificando no seu seio o lugar onde se encontrava a primeira sinagoga. Discute a cronologia da edificação de uma segunda no século XV. Mapa. Fotos.
    Bibliografia em nota de rodapé. (RCG)

Cadiñanos Bardecí, Inocencio, “Precisiones sobre la sinagoga de Miranda de Ebro”, Sefarad [Madrid], 56:1 (1994), p. 41-45.

  • Artigo em publicação periódica. Discute a localização da sinagoga tardo-medieval de Miranda de Ebro (Leão e Castela) à luz de um documento (que publica) de doação do edifício pelos Reis Católicos em 1496. Inclui mapa da cidade com diversas hipóteses propostas por outros autores para a localização da sinagoga. Bibliografia em notas de rodapé. (RCG)

Calvo Alaguero, Gaspar, Historia de la muy noble, muy leal y antigua ciudad de Toro con noticias biográficas de sus más ilustres hijos, Valladolid : Imprenta Castellana, 1909.

  • Monografia sobre a cidade de Toro (Leão e Castela). O autor localiza a antiga sinagoga na atual igreja do convento de Santa Sofia. (JT)

Calzada i Oliveras, Josep, “Les sinagogues de Girona”, Annals de l’ Institut d’ Estudis Gironins [Girona], 25:1 (1979-1980), p. 375-393.

  • Artigo em publicação periódica. Com base em documentação diversa, faz o historial e propõe localizações para as duas ou três sinagogas existentes em Girona (Catalunha). Algumas fotografias e plantas do edifício.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Cameijo, Alcina; Maria Leontina Cunha; Telmo Cunha, “Contribuição para a história da judiaria da Guarda”, Praça Velha [Guarda], 36 (2016), p. 183-200

  • Artigo em publicação periódica cultural do município. Sugere a identificação de um edifício nos nº 2 a 6 da Rua da Trindade como sendo a antiga sinagoga da Guarda (Portugal). Descreve diversos elementos do edifício. Algumas fotografias do estado atual do edifício.
    Bibliografia na página 200. (JT)

Canal i Roquet, Josep; Eduard Canal i De Diego; Josep Maria Nolla i Brufau; Jordi Sagrera Aradilla, La forma urbana del Call de Girona. Girona: Ajuntament, 2006 (Número 7 da coleção Història Urbana de Girona)

  • Monografia em catalão e inglês. Apresenta a evolução urbanística da cidade de Girona (Catalunha), referindo a localização das sucessivas sinagogas. Inclui numerosas fotografias e plantas.
    Bibliografia nas páginas 55-57. (JT)

Canellas López, Ángel, La judería zaragozana, Zaragoza: Ayuntamiento, 1976; separata do Boletín Municipal de Zaragoza, 37 (1974), p 85-97.

  • Artigo em publicação periódica cultural do município. Localização das sinagogas de Zaragoza (Aragão). Inclui mapa da judiaria. (JT)

Cantera Burgos, Francisco, “Juderías medievales en la provincia de Soria”, In Homenage a Fray Justo Pérez de Urbel, I, Silos, 1976, p. 445-482.

  • Colaboração em obra coletiva. Apresenta dados (históricos, demográficos, fiscais e outros) com base em documentação existente em arquivo, sobre diversas comunidades judaicas da província de Soria (Leão e Castela). Refere sinagogas em: Agreda, Medinaceli e Sinova. Mapa da província.
    Bibliografia em notas de rodapé. JT

Cantera Montenegro, Enrique, “Los últimos tiempos de la presencia judía en Calahorra y La Rioja”, Kalakorikos. Revista para el estudio, defensa, protección y divulgación del patrimonio histórico, artístico y cultural de Calahorra y su entorno [Calahorra], 10 (2005), p. 57-85.

  • O autor estudo os últimos tempos da presença judaica em diversas localidades de Leão e Castela e La Rioja. Localiza as antigas sinagogas de Miranda de Ebro (Leão e Castela) e de Calahorra e Alfaro (La Rioja) e indica o destino que tiveram esses edifícios após a expulsão. Refere também que as localidades de Arnedo, Bañares, Haro, Logroño e Nájera (todas em La Rioja) possuíram sinagogas, mas de que não se tem informação que permita localizá-las.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Cantera Montenegro, Enrique, “Las Comunidades judía y mudéjar en Aranda de Duero a finales del siglo XV”, Biblioteca: estudio e investigación [Aranda de Duero], 25 (2010), p. 127-152.

  • O autor historia e analisa o funcionamento das comunidades judaica e mudéjar em Aranda de Duero (Leão e Castela) e aborda o seu relacionamento mútuo e com os cristãos da localidade. Refere a localização das duas sinagogas que existiram, sucessivamente, na localidade.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Cardeñoso, Leonardo, Reseña histórica de la villa de Paredes de Nava, Palencia: [s.n.], 1926.

  • Monografia sobre Paredes de Nava (Leão e Castela), transcreve documento relatando a transformação da sinagoga em igreja cristã (1412).
    Bibliografia inserida no texto. (JT)

Carrasco Pérez, Juan, “Juderías y sinagogas en el reino de Navarra”, Príncipe de Viana [Pamplona], 225 (2002), p. 113-156.

  • Artigo em publicação periódica. Listagem de judiarias da Comunidade Foral de Navarra. Mapas com a sua localização. Referência à existência de sinagogas em Cascante, Estella, Laguardia, Monreal, Pamplona, Sangüesa, Tudela, Val de Fans, e Viana, mas sem localização nos mapas, que inclui, das diversas localidades onde existiam judiarias.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Casas Nadal, Montserrat, “Sobre la reorganización de la Aljama de los judíos de Lérida (1400-1408)”, Sefarad [Madrid], 52:2 (1992), p. 381-391.

  • Artigo em publicação periódica. Análise de documentos sobre a reconstrução do bairro judaico de Lérida (Catalunha) após o assalto de que foi alvo em 1391. Discute o estado e localização da anterior sinagoga trecentista, doada ao bispo local para nela se fazer templo cristão, mas que se encontrava queimada e em ruínas. Notas com bibliografia e fontes primárias. (RCG)

Castellarnau, Joaquín María, “La sinagoga mayor de Segovia”, Boletín de la Real Academia de la Historia [Madrid], 35 (1899), p. 319-330.

  • Artigo em publicação periódica. Evolução histórica da antiga sinagoga maior de Segóvia (Leão e Castela), sua transformação em igreja , e consequências do incêndio sofrido por esta em 1899. Planta e fotografia após o incêndio. (JT)

Cid Rumbao, Alfredo, Historia de Allariz, Villa y Corte Romanica. Orense: Diputación Provincial, s. d. [1984].

  • Estudo monográfico da Vila de Allariz (Galiza), organizado cronologicamente desde a época medieval até ao século XX. Localiza o bairro onde vivia a comunidade judaica na vila medieval, descreve a sua prosperidade económica, e refere a existência de uma sinagoga. Numerosas fotografias da vila e do seu património edificado. Breve bibliografia final e extenso uso e citação de fontes primárias, cujas referências vêm inseridas no próprio texto. (RCG)

Colino Martínez, José, “La Sinagoga de la Puebla de Montalbán”, Crónicas [La Puebla de Montalbán], 17 (2011), p. 34-35.

  • Artigo em publicação periódica. O autor apresenta a opinião de Cantera Burgos, que visitou a localidade, sobre a localização da sinagoga de La Puebla de Montalbán (Castela-Mancha), confrontando-a com a de Antonio Blanco Sánchez, concluindo ser esta mais credível. Inclui fotografias.
    Bibliografia na página 35. (JT)

Conde, Manuel Sílvio Alves, “A Judiaria medieval de Tomar” in Carlos Guardado da Silva (coord.), Judiarias, Judeus e Judaísmo. [atas do XV Encontro Turres Veteras] Torres Vedras: Câmara Municipal / Lisboa: Edições Colibri, 2013, p. 73-94.

  • Comunicação apresentada no Encontro Turres Veteras. Após breve cronologia da presença judaica em Tomar (Portugal), descreve a antiga sinagoga e os seus espaços contíguos. Inclui numerosos mapas, plantas e fotografias.
    Bibliografia nas páginas 91-92. (JT)

Curto Homedes, Albert, “La Sinagoga del call jueu tortosí”, Call [Barcelona], 3 (1988-1989), p. 29-34.

  • Artigo em publicação periódica. Com base em documentação da época e escavações arqueológicas efetuadas em 1983-1984, analisa a localização sugerida para a sinagoga de Tortosa (Catalunha), propondo uma nova localização. Inclui planta com as duas localizações em discussão.
    Bibliografia nas notas finais nas páginas 33-34. (JT)

Curto Homedes, Albert; Ana Loriente Perez; Mª del Rosario Martinez Ladin, Excavació al solar de la casa coneguda com l’ Antiga sinagoga, Barcelona: Generalitat de Catalunya / Servei d’ Arqueologia I Paleontologia, [s.d.]

  • Relatório datilografado das escavações realizadas no ano de 1984 no local conhecido como sendo da antiga sinagoga de Tortosa (Catalunha). Entre outras, ressalta a conclusão da impossibilidade de ter sido aquele o local de implantação da sinagoga medieval. (JT)

Delgado, Antonio, “Bosquejo histórico de Niebla”, Boletín de la Real Academia de la Historia [Madrid], 18 (1891), p. 484-551

  • Artigo em publicação periódica. Breve síntese da história de Niebla (Andaluzia), com referência à antiga sinagoga, convertida em igreja de San Martín.
    Bibliografia nas notas finais nas páginas 33-34. (JT)

Dias, Geraldo José Amadeu Coelho, “Presença de judeus no Porto: da Idade Média à Modernidade”, in Fonseca, Luís Adão da; Luís Carlos Amaral e Maria Fernanda Santos (coord.) Os Reinos Ibéricos na Idade Média: livro de homenagem ao Professor Doutor Humberto Carlos Baquero Moreno, vol. 1, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003, p. 425-440

  • Artigo em obra coletiva. Historia a presença Judaica em Portugal e, mais em particular, na cidade do Porto. Aborda e localiza as sucessivas judiarias da cidade com as respetivas sinagogas.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Dodds, Jerrilynn, “Mudéjar tradition and the synagogues of medieval Spain: cultural identity and cultural hegemony” in Vivian D. Mann, Thomas F. Glick, Jerrilynn Dodds (eds), Convivencia. Jews, Muslims, and Christians in medieval Spain, Nova Iorque: George Braziller/The Jewish Museum, 1992, p. 113-131.

  • Artigo em coletânea de estudos. Explora a cultura dos judeus ibéricos como patronos de arquitectura “mudéjar” ou de influência islâmica, especificamente através da construção de sinagogas. Discute a arquitectura das sinagogas de Toledo (Castela-Mancha), Segovia (Leão e Castela), Córdova (Andaluzia), e Tomar (Portugal). Plantas e fotos dos edifícios mencionados.
    Bibliografia em notas finais na página 131.

Durán Gudiol, Antonio, La judería de Huesca, Zaragoza: Guara Editorial, 1984.

  • Monografia incluindo a localização das duas sinagogas de Huesca (Aragão). Apêndice documental.
    Bibliografia em notas no final de cada capítulo. (JT)

Ecker, Heather, “The conversion of Mosques to Synagogues in Seville: the case of the Mezquita de la Judería”, Gesta [Chicago], 36:2 (1997), p. 190-207.

  • Artigo em publicação periódica. A autora aborda as sinagogas documentadas em Sevilha (Andaluzia) e analisa as discrepâncias entre os diferentes autores quanto à sua interpretação. Inclui planta com a localização de alguns edifícios referidos.
    Bibliografia nas notas finais nas páginas 33-34. (JT)

Eiroa Rodríguez, Jorge, “La sinagoga bajomedieval de Lorca: balance de 15 años de investigaciones y nuevas perspectivas”, Miscelánea de Estudios Árabes y Hebraicos. Sección Hebreo [Granada], 66, (2017), p. 53-86.

  • Artigo em publicação periódica. O autor apresenta os dados resultantes de escavações arqueológicas realizadas na antiga sinagoga localizada no interior do castelo de Lorca (Múrcia). Inclui fotografias, plantas e desenhos.
    Bibliografia nas páginas 81-86. (JT)

Fernández y López, Manuel, Historia de la ciudad de Carmona: desde los tiempos más remotos hasta el reinado de Carlos I, Sevilla: [s.n.], 1886

  • Monografia histórica sobre a cidade de Carmona (Andaluzia). O autor analisa algumas teorias sobre a existência de uma sinagoga medieval na cidade e sua localização. Contesta a possibilidade da sua existência.
    Diversos apêndices. (JT)

Fita, Fidel, “El Monjui de la ciudad de Gerona y la sinagoga y concejo hebreo de Castellón de Ampurias: escrituras de los siglos XII-XIV y XV”, Boletín de la Real Academia de la Historia [Madrid], 48 (1906), p. 169-174.

  • Artigo em publicação periódica. Transcrição de documentos existentes em arquivos diversos relativos à comunidade judaica de Castellón d’Ampúries (Catalunha) e sua sinagoga. (JT)

Fita, Fidel, “Lápidas hebreas y romanas [Mahón, Buñola, Gerona, Barcelona, Prats de Rey y Guisona]”, Boletín de la Real Academia de la Historia [Madrid], 48 (1906), p. 225-248.

  • Artigo em publicação periódica. Breve menção da localização da sinagoga da judiaria menor de Barcelona (call menor), bairro localizado no século XIII fora das muralhas da cidade. A sinagoga foi transformada em igreja no século XIV, cujo destino posterior o autor clarifica. (RCG)

Freixas i Camps, Pere; Narcís Soler i Masferrer, “La Sinagoga de Besalú, II. Descobriment de probables restes arqueològiques de la sinagoga de Besalú”, Revista de Girona [Girona], 82 (1978), p. 55-61.

  • Artigo em publicação periódica. Refere restos arqueológicos da Sinagoga de Besalú (Catalunha), identificando oikvé e outros vestígios de construção. Inclui diversas fotografias e desenhos do edifício encontrado.
    Bibliografia na página 61. (JT)

Gallardo Carrillo, Juan; José Ángel González Ballesteros “El urbanismo de la judería medieval de Lorca a la luz de las últimas excavaciones (2004-2006)”, Alberca. Revista de la Asociación de Amigos del Museo Arqueológico de Lorca [Lorca], 4 (2006), p 129-152.

  • Artigo em publicação periódica. Com base nas escavações efetuadas em 2003 e 2006 no castelo de Lorca (Múrcia), os autores apresentam o urbanismo da judiaria medieval, referindo diversos edifícios e o caso particular da sinagoga, com numerosas plantas, fotografias e desenhos.
    Bibliografia nas páginas 149-152. (JT)

Gallardo Carrillo, Juan; José Ángel González Ballesteros La judería del castillo de Lorca en la Baja Edad Media. Estudio Arqueológico, Murcia: Comunidad Autónoma de la Región de Murcia, 2009.

  • Livro editado pelo Governo Regional de Múrcia, abordando a judiaria medieval de Lorca. Um capítulo trata das judiarias na Coroa de Castela nos séculos XIII a XV, com a sua história, regime legal, separação da comunidade judaica, em particular a de Lorca (Múrcia). Outro capítulo aborda em particular a sinagoga da judiaria medieval de Lorca, com o seu historial, tipologias de sinagogas, elementos componentes, orientação, objetos e legislação em geral, abordando depois o caso concreto da sinagoga da cidade. Analisa todos os seus espaços, com hipotéticas reconstituições. Numerosas fotografia, plantas e desenhos.
    Bibliografia nas páginas 312-324. (JT)

Gampel, Benjamin R., The Last Jews on Iberian soil: Navarrese Jewry, 1474-1498, Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1989.

  • Monografia sobre a história das duas últimas décadas da existência das comunidades judaicas do antigo reino de Navarra. Discute os usos quatrocentistas dos edifícios das sinagogas e sua centralidade na vida social e comunitária das aljamas. Refere as sinagogas de Pamplona e Estella (Navarra) e seu destino após a expulsão. Índice temático e de lugares.
    Bibliografia seleta nas páginas 211-217. (RCG)

García Bellido, Antonio, “La llamada sinoga de Sábada”, Boletín de la Real Academia de la Historia [Madrid], 151 (1962), p 13-19.

  • Artigo em publicação periódica. Notícia da adaptação de um monumento romano (mausoléu), datando do século IV, para servir de sinagoga para a comunidade judaica medieval de Sábada (Aragão). Planta, desenho e fotografias.
    Bibliografia inserida no texto. (JT)

Gil Delgado, Oscar, “Una sinagoga desvelada en Sevilla: estudio arquitectónico”, Sefarad [Madrid], 73:1 (2013), p. 69-96. [publicado também com o título “Santa María la Blanca de Sevilla: templo de tres religiones. Estudio arquitectónico”, em Archivo Hispalense [Sevilha], XCVI (291-293) (2013), p. 65-97.]

  • Artigo em publicação periódica. Apresenta os vestígios da antiga mesquita, depois sinagoga e atual igreja de Santa María la Blanca, em Sevilha (Andaluzia). O autor foi o responsável de diversos trabalhos de restauro da igreja. Dá aqui conhecimento dos elementos pertencentes à sinagoga que foi possível detetar. Inclui diversas fotografias e desenhos do edifício, identificando as respetivas épocas de construção.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Gironella i Granés, Josep Maria, “Noves dades sobre les sinagogues i els cementiris jueus de Castelló d’ Empúries” in  Sílvia Planas Marcé (coord.), Jueus del rei i del comte. A l’ entorn de les comuniutats jueves de Girona i Castelló d’ Empúries, Girona: Patronat Call de Girona / Ajuntament de Castelló d’ Empúries, 2014, p. 73-83.

  • Contribuição para obra coletiva de homenagem a Miquel Pujol i Canelles. O autor parte de textos do homenageado e acrescenta novos dados sobre as antigas sinagogas de Castelló d’ Empúries (Catalunha). Inclui plantas e desenhos.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Gomes, Saul António, A Comunidade Judaica de Coimbra Medieval, Coimbra: Inatel, 2003.

  • Perspetiva histórica da fixação de judeus na cidade de Coimbra (Portugal). A localização das judiarias, atividades profisionais dos moradores, relações com os cristãos. Localização da sinagoga nova. Inclui mapa das judiarias, apêndice documental com transcrição de numerosos manuscritos, e iconografia.
    Bibliografia nas páginas 103-115. (JT)

Grau i Montserrat, Manuel, “Noticias sobre la sinagoga de Besalù”, Revista de Gerona [Girona], 82 (1968), p. 49-54.

  • Artigo em publicação periódica. Síntese factual sobre o estabelecimento da sinagoga de Besalú (Catalunha), cuja construção o monarca autorizou em 1264, e sobre as suas características até ao século XV. A sinagoga e escola (palavra pela qual era também designada nas fontes) são precisamente localizadas. O autor cita abundante documentação de arquivo mas remete para a sua tese de doutoramento inédita, datada de 1975, para as respetivas referências arquivísticas. Propõe a hipótese da transformação do mikvé adjacente à sinagoga em oficina de tinturaria, já no século XVII. (RCG)

Grau i Montserrat, Manuel, “Vendes de seients de la sinagoga de Tortosa. Els protagonistes (s. XIV)”, Quaderns d'història tarraconense [Tarragona], 5 (1985), p. 5-23.

  • Artigo em publicação periódica. Aborda alguns casos de venda, no século XIV, de lugares sentados na sinagoga de Tortosa (Catalunha) entre moradores da localidade, ou com forasteiros. Baseia-se em documentos coevos, dos quais transcreve três em apêndice.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Hervás, Marciano de, “Noticias sobre la judería y sinagoga de Béjar (Salamanca)”, Sefarad [Madrid], 63:2 (2003), p. 331-370.

  • Artigo em publicação periódica. O autor estuda a localização da antiga sinagoga de Béjar (Leão e Castela), criticanda a perspetiva de Muñoz García. Considera ser impossível o edifício por este identificado como sinagoga ter tido essa função. Não apresenta localização alternativa, mas baseia-se em documentação antiga para considerar que o edificio terá sido destruído há muito. Diversas fotografias.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Hinojosa Montalvo, José, “La judería de Xátiva en la Edad Media”, Espacio, Tiempo y Forma, Serie III, Historia Medieval [Madrid], 6 (1993), p. 377-408.

  • Artigo em publicação periódica. O autor apresenta a comunidade judaica de Xàtiva (Valência), abordando a questão da localização da sua sinagoga medieval.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Hinojosa Montalvo, José, “Los judíos en el Reino de Valencia. Testigos de una historia secular”, Revista de Historia Medieval [Alicante], 15 (2006-2008), [Dossier monográfico: El legado histórico de los judíos de la Corona de Aragón], p. 7-46.

  • Artigo em publicação periódica. O autor apresenta as comunidades judaicas do Reino de Valência, referindo atividades, cultura material, perfis sociais. Aborda a questão da localização da sinagoga de Morvedre (Valência), indicando referências bibliográficas sobre o debate.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Hinojosa Montalvo, José, "Imagenes para la Memoria. La cultura material de los judíos en la Península Ibérica" in José Alberto R. S. Tavim (ed), Os Judeus na Península Ibérica na Idade Média, Coimbra, Almedina, 2018, p. 37-63.

  • Artigo em volume colectivo. Propõe uma breve síntese sobre aspectos da cultura material, incluindo arquitectura corrente, objectos de uso quotidiano, alfaias litúrgicas, e também sinagogas, banhos, e cemitérios judaicos em várias cidades peninsulares. Sem pretender um tratamento sistemático, aponta direcções de pesquisa e principais conclusões dos estudos efectuados. Bibliografia apreciada criticamente em notas de rodapé. (RCG)

Iniesta Sanmartín, Ángel; Juan García Sandoval; Andrés Martínez Rodríguez; Juana Ponce García, Lorca, luces de Sefarad. Lights of Sepharad, Murcia: Ediciones Tres Fronteras/ Consejería de Cultura y Turismo / Dirección General del Libro, Archivos y Bibliotecas, 2009.

  • Catálogo de exposição apresentada no Museu Arqueológico Municipal de Lorca e, posteriormente, com itinerância por outras localidades. Para além de listagem de peças no final do libro, diversos capítulos tratam de aspetos relacionados com a sinagoga de Lorca (Múrcia): a vida na judiaria; a sinagoga; a judiaria a partir das evidencias arqueológicas; os gessos da sinagoga; as lâmpadas de vidro da sinagoga. Numerosas fotografías, plantas e mapas.
    Bibliografia no final de cada capítulo. (JT)

Jimeno Jurío, José María, “Tafalla. Judería y sinagoga”, Príncipe de Viana [Pamplona], 220 (2000), p. 373-405.

  • Artigo em publicação periódica. Novos dados de documentos do Arquivo Municipal de Tafalla (Navarra). Referências diversas à sinagoga e acontecimentos nela ocorridos, bem como destino da mesma sinagoga após a expulsão dos judeus.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Lacave, José Luis, “De nuevo sobre la sinagoga de Sagunto”, Sefarad [Madrid], 50:1 (1990), p. 211-213.

  • Artigo em publicação periódica. Breve notícia do achado de uma estrutura que poderia ser a sinagoga medieval de Sagunto (Valência), achado ocorrido aquando da demolição de uma casa em 1989. A descrição do achado é antecedida por uma síntese das propostas de autores anteriores para a localização da sinagoga desta localidade. Fotos do local da demolição referida. (RCG)

Lacave, José Luis, Juderías y Sinagogas españolas, Madrid: MAPFRE, 1992.

  • Levantamento sistemático das judiarias e sinagogas de Espanha, agrupadas por Comunidade. Cada capítulo abre com uma panorâmica histórica da presença de judeus na região considerada. O autor recolhe a bibliografia disponível sobre cada sinagoga e acrescenta dados resultantes de visitas próprias aos locais.
    Bibliografia inserida no texto. (RCG)

Ladero Quesada, Manuel F., “Apuntes para la historia de los judios y los conversos de Zamora en la Edad Media (siglos XIII-XV)”, Sefarad [Madrid], 48:1 (1988), p. 29-57.

  • Artigo em publicação periódica. Descreve a evolução dos bairros judaicos da cidade de Zamora (Leão e Castela) no período tardo-medieval. Menciona a documentação existente sobre o destino dado à sinagoga após a expulsão de 1492 e discute a interpretação dos dados que fornece quanto à localização do edifício dentro da cidade. Bibliografia e referências arquivísticas em nota de rodapé. Mapa da cidade medieval com localização das judiarias e da sinagoga. (RCG)

Lagoa, Cherubino, A Synagoga no Porto: glosa à nota única de pag. 150 do 3. Volume da História da Inquisição de Alexandre Herculano, Porto: Imprensa Commercial, 1899.

  • Breve folheto criticando afirmação de Alexandre Herculano sobre a identificação da Rua de São Miguel no Porto medieval. Cita documentação diversa e aborda as sucessivas localizações da comunidade judaica no Porto (Portugal), sugerindo a localização de duas sinagogas. (JT)

Lapa, Maria Fernanda, “A Sinagoga de Tomar. Seu enquadramento na problemática da presença judaica em Portugal”, Boletim Cultural da Câmara Municipal de Tomar, 11/12, p. 35-54. 1989.

  • Artigo em publicação periódica. Depois de abordar a presença judaica em Portugal e a distribuição geográfica das comunidades e sinagogas, passa ao caso da de Tomar. Descreve o espaço e apresenta espólio encontrado nas escavações que tiveram lugar em 1985. Planta e diversos desenhos de peças encontradas.
    Bibliografia na página 53. (JT)

León Tello, Pilar, Los judíos de Palencia, Palencia: Institución Tello Téllez de Meneses, 1967.

  • Monografia, com menção às sinagogas de Cisneros, Palencia e Paredes de Nava (Leão e Castela), incluindo informações sobre a sua extinção. Apêndice documental com numerosas referências. Algumas imagens e planta de Palencia, com localização da judiaria e sinagoga.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Llop i Jordana, Irene; Imma Ollich i Castanyer, “Els espais de la comunitat jueva de Vic, entre la documentació escrita e l’ arqueologia”, Tamid. Revista Catalana Anual d’ Estudis Hebraics [Barcelona], 12 (2016-2017), p. 65-111.

  • Artigo em publicação periódica. Panorâmica histórica da comunidade judaica de Vic (Catalunha). Referências documentais à sinagoga. Relato de trabalhos arqueológicos recentes e incertezas que permanecem sobre a localização exata da sinagoga. Apêndice documental.
    Bibliografia nas páginas 98-100. (JT)

Lloveras Chavero, María José, “Les sinagogues de Girona, Besalú i Castelló des d’una perspectiva arqueològica” in Sílvia Planas Marcé (coord.), Jueus del rei i del comte. A l’ entorn de les comuniutats jueves de Girona i Castelló d’ Empúries, Girona: Patronat Call de Girona / Ajuntament de Castelló d’ Empúries, 2014, p. 101-123.

  • Contribuição para obra coletiva de homenagem a Miquel Pujol i Canelles. Refere que a localização das sinagogas de Girona e Castelló d’ Empúries (Catalunha) é clara de acordo com a consulta de documentação, mas que nunca houve escavações in situ que permitissem confirmar dados. Pelo contrário, em Besalú (Catalunha) realizaram-se escavações que atestaram a localização e algumas das suas estruturas.
    Inclui plantas e fotografias.
    Bibliografia nas páginas 122-123. (JT)

Lópes Álvarez, Ana María; Ricardo Izquierdo Benito (coord.), El legado material hispanojudío. Cuenca: Universidad de Castilla-La Mancha, 1998

  • Volume recolhendo vinte comunicações apresentadas no VII Curso de Cultura Hispanojudía de Castilla-La Mancha, organizado pela Asociación de Amigos del Museo Sefardí e Museo Sefardí de Toledo.  Diversos textos abordam aspetos relativos a sinagogas em diferentes localidades do Estado Espanhol. Algumas plantas, desenhos ou cortes, em alguns dos textos.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

López Álvarez, Ana Maria, Santiago Palomero Plaza, “Descubrimiento de un probable baño ritual judío junto a la sinagoga de El Tránsito en Toledo”, Sefarad [Madrid], 49:2 (1989), p. 395-396.

  • Artigo em publicação periódica. Notícia do descobrimento de restos de um banho ritual adjacente à sinagoga de El Tránsito em Toledo (Castela-Mancha), por ocasião de escavações realizadas em consequência de obras de remodelação do edifício do Museu Sefardí. Inclui 2 fotos do local. (RCG)

López Álvarez, Ana Maria, Santiago Palomero Plaza, Yasmina Álvarez Delgado, “Nuevos datos sobre la Historia de la Sinagoga del Tránsito”, Sefarad [Madrid], 52:2 (1992), p. 473-500.

  • Artigo em publicação periódica. Reconstrução das principais etapas da história deste edifício localizado em Toledo (Castela-Mancha), desde a sua construção em 1357 até à atualidade: uso e evolução até à expulsão de 1492, nos séculos XVI e XVII, no século XVIII, e na época oitocentista. Confronta os dados obtidos nos processos de restauro com numerosa documentação textual e visual (planos antigos, estampas, fotos), atestando a evolução desta construção. Uma secção final sintetiza o processo de musealização após 1911.
    Bibliografia em notas e citação frequente de fontes primárias no texto. (RCG)

Lorenzo de San Román, Roberto, “La Basílica-Sinagoga de l’ Alcúdia d’ Elx (1905-2005). Problemes i estat de la qüestió 100 anys després”, Lvcentvm [Alicante], 23-24 (2004-2005), p. 127-155.

  • Artigo em publicação periódica. O autor aborda o descobrimento, escavação e achados da basílica-sinagoga de Alcúdia d’ Elx (Valência). Analisa o debate sobre a origem judaica ou cristã do edificio e a sua datação, confrontando os argumentos dos diferentes autores.
    Bibliografia nas páginas 153-155. (JT)

Lorite Cruz, Pablo Jesús, “Situación y autenticidad de la sinagoga de Úbeda”, Revista de Clasehistoria. Publicación digital de Historia y Ciencias Sociales, Artigo nº 259, 15 de dezembro de 2011.

  • Artigo em publicação periódica digital. O autor apresenta diversos argumentos arquitetónicos, para tentar demonstrar a antenticidade do edificio considerado como sinagoga de Úbeda (Andaluzia). Diversas fotografías.
    Bibliografia nas páginas 16-17. (JT)

Marín Padilla, Maria de la Encarnación, “Notas sobre la familia Lupiel de Calatayud”, Aragón en la Edad Media [Zaragoza], 3, (1980), p. 227-262.

  • Artigo em publicação periódica. Estudo feito a partir de documentação local e inquisitorial de uma família judia de Calatayud (Aragão) entre os anos de 1482 e 1488, reconstruindo as biografias dos seus membros e as várias transações e atividades em que estiveram envolvidos. O artigo termina com a reconstrução da evolução das três sinagogas de Calatayud, feita a partir da documentação compulsada: a “Sinagoga Mayor” (também conhecida como “Sinagoga vieja” e “Midrás Mayor”), a “Sinagoga menor”, e uma terceira fundada por um membro da comunidade e transformada após 1415 em igreja. (RCG)

Marín Padilla, Maria de la Encarnación, “Nuevos datos sobre sinagogas y un cementerio judío en Aragón”, Sefarad [Madrid], 48:2 (1988), 426-428.

  • Artigo em publicação periódica. Breve elenco de notícias respigadas em documentação notarial do século XV àcerca de sinagogas existentes nas localidades Aragonesas de Alagón, Urrea, Belchite, Illuesca, Arándiga. Trata-se geralmente de confrontações mencionadas em contratos entre particulares, ou relativos a obras efetuadas nas sinagogas. A autora anuncia que em obra que tem em preparação virão indicadas as referências arquivísticas dos documentos aqui resumidos. (RCG)

Marín Padilla, Maria de la Encarnación, “Los Judíos de la Almunia de Doña Godina, villa Aragonesa de señorio, en la segunda mitad del siglo XV”, Sefarad [Madrid], 49:1 (1989), 135-152

  • Artigo em publicação periódica. Descreve o pequeno bairro judaico desta localidade e a localização da sinagoga no seu interior. Sendo a vila de Almunia de Doña Godina (Aragão) partilhada no século XV entre dois senhorios distintos, os judeus viviam sob jurisdição separada, o que se revela importante para a recensão das fontes. Fontes arquivísticas em notas de rodapé. (RCG)

Marín Padilla, Maria de la Encarnación, “La villa Aragonesa de Épila en el siglo XV: sus judíos”, Sefarad [Madrid], 55:1 (1995), p. 127-146.

  • Artigo em publicação periódica. Descrição da vila de Épila (Aragão) no século XV, onde não havia bairro separado para os judeus. Explica como a sinagoga “nova”, que não seria edifício construído de raiz, se sucedeu a uma anterior vendida a particulares no século XIV. A nova sinagoga tinha uma separação interior reservada às mulheres, com entrada separada. Clarifica ainda os preços pagos na compra e venda dos lugares ou assentos da sinagoga. Nela havia instrução para as crianças. A comunidade tinha várias confrarias assistenciais e um hospital, adossado à sinagoga. Bibliografia em notas de rodapé. (RCG)

Marín Padilla, Maria de la Encarnación, “Notas sobre una sinagoga de Zaragoza, la de «Alhaquim»”, Sefarad [Madrid], 56:2 (1996), p. 437-438.

  • Artigo em publicação periódica. A autora dá a conhecer um documento que alude a sucessivas vendas de parte de uma sinagoga da cidade de Zaragoza (Aragão), chamada «de Alhaquim». (JT)

Marquès i Casanovas, Jaume, “Sobre la Sinagoga de Castelló d'Empúries”, Annals de l'Institut d'Estudis Empordanesos [Figueres], 15 (1982), p. 270-286.

  • Artigo em publicação periódica. Apresenta documento medieval latino sobre a comunidade judaica e sinagoga de Castelló d’Empuries (Catalunha). Texto em latim com a respetiva tradução para catalão. (JT)

Masiá, Maria de los Ángeles, “Aportaciones al estúdio del cal gerundense”, Sefarad [Madrid], 13 (1953), p. 287-308.

  • Artigo em publicação periódica. A autora analisa documentos que testemunham o funcionamento e encerramento da sinagoga medieval de Girona (Catalunha) e também o problema da sua localização. Publica mapa com a sua localização, diversas fotografias e apêndice documental.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Massanell i Esclassans, Antoni, “La población jueva vilafranquina i llocs d’emplaçament del seu call i fossar”, Miscel.lània Penedesenca [Villafranca del Penedès], Vol 6 (1983), p. 99-125.

  • Artigo em publicação periódica. Apresenta localização da sinagoga e cemitério de Vilafranca del Penedès (Catalunha), com aportação de documentos do arquivo local. (JT)

Mendoza, Fernando de, “Con los judíos de Estella”, Príncipe de Viana [Pamplona], 44-45 (1951), p. 235-272.

  • Artigo em publicação periódica. Refere a existência de sinagogas em Estella, Laguardia e Sangüesa (Navarra) e a sua conversão em templos cristãos. Apêndice documental.
    Bibliografia no texto. (JT).

Monterreal Gil, Óscar, La judería de Toledo en la Edad Media: el arte en su entorno, Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015 [tese de Doutoramento].

  • Tese de doutoramento. Estuda as relações inter-religiosas e carateriza a judiaria de Toledo (Castela – Mancha). O capítulo 5 trata das sinagogas da cidade, a sua origem, caraterísticas e aspetos artísticos. Numerosas imagens.
    Bibliografia nas páginas 375-411 (JT)

Moreno Koch, Yolanda, “El destino de la sinagoga mayor de León después de la expulsión” in Homenaje al Profesor Jesús Cantera Ortiz de Urbina: Miscelánea ofrecida por sus compañeros y discípulos. Madrid: Universidad Complutense, 1997, p. 63-66.

  • Artigo em obra coletiva de homenagem a Jesús Cantera. Analisa, com base em documentos, o problema da localização da sinagoga de León (Leão e Castela) e divulga documento inédito sobre a sua doação pelos Reis Católicos ao Mosteiro de Santo Isidro, em 1495.
    Bibliografia na página 66. (JT)

Motis Dolader, Miguel Ángel; María Teresa Ainaga Andrés, “Patrimonio urbanistico aljamial de la judería de Tarazona (Zaragoza): las sinagogas, la necrópolis y las carnicerías”, Revista Zurita [Zaragoza], 56 (1987), p. 83-130.

  • Artigo em publicação periódica. Com base em documentos e na bibliografia precedente, estuda a localização da sinagoga de Tarazona (Aragão) e o seu papel na comunidade. Anexo documental e mapas.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Mucznik, Lúcia Liba, Sinagogas Portuguesas. Mostra Bibliográfica, Lisboa: Biblioteca Nacional, 2004.

  • Catálogo da exposição bibliográfica realizada de 7 de abril a 29 de maio de 2004 na Biblioteca Nacional (Lisboa). Inclui 69 referências bibliográficas de obras impressas e artigos de jornais, a que se juntam 3 espécies iconográficas (fotografias e gravuras), todas fazendo parte da coleção da Biblioteca Nacional. Obras referentes às sinagogas de Lisboa, Tomar, Castelo de Vide, Belmonte, Monchique, Ponta Delgada (Portugal), e ainda a sinagogas fora da Península Ibérica (Recife, Londres, Curaçau, Caraíbas, Amsterdão). (RCG)

Muñoz Garrido, Daniel, Leyendo en la Sinagoga: Arte, Cultura y Simbolismo Hispanojudío, Granada: Universidade (2014).

  • Tese de Doutoramento em Culturas Árabe e Hebraica: passado e presente. O autor estuda as sinagogas de Córdoba (Andaluzia), do Tránsito (Toledo, Castela-Mancha), Molina de Aragón (Castela-Mancha) e Lorca (Múrcia), abordando a sua arquitetura e decoração. Numerosas fotografias
    Bibliografia nas páginas 325-339. (JT)

Muñoz Solla, Ricardo, “El destino de la sinagoga de Burgos después de 1492”, Boletín de la Institución Fernán González [Burgos], 234 (2007/1) e 235 (2007/2), p. 87-121 e p. 337-376.

  • Artigo em publicação periódica. Mostra, com base em documentos de arquivo, muitos deles inéditos, as sucessivas fases por que passou a antiga sinagoga de Burgos (Leão e Castela) a partir do momento em que foi encerrada e com a posterior transformação em igreja cristã.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Oliva Prat, Miguel, “Tesela Arqueológica: Importante Descubrimiento arqueológico en Besalù”, Revista de Girona, 29 (1964), p. 57-60.

  • Artigo em publicação periódica. Notícia da descoberta do mikvé (banho ritual) medieval situado nas imediações da sinagoga de Besalú. O breve artigo inclui uma planta e documentação fotográfica das estruturas descobertas, a localização exata das mesmas, e relata as circunstâncias do achado. (RCG)

Ollich i Castanyer, Imma, “Un nou document sobre la "Scola Seu Sinagoga Judeorum" de Vic (vers 1278)”,
Ausa [Barcelona], 87-88 (1978), p. 257-267

  • Artigo em publicação periódica. A autora transcreve a partir de documento inédito o processo de oposição dos cristãos de Vic (Catalunha) à construção de uma sinagoga na cidade. Identifica os principais intervenientes da ação legal. Reproduz, em apêndice, o documento de compra do terreno pela comunidade judaica (de edição anterior pouco acessível) e transcreve o novo texto inédito.
    Bibliografia em notas nas páginas 264 e 265. (JT)

Ollich i Castanyer, Imma; Irene Llop i Jordana, “Espais públics i espais privats del call jueu de Vic: evidències documentals i arqueològiques”, Ausa [Barcelona], 177 (2016), p. 481-506.

  • Artigo em publicação periódica. Com base em documentação e escavações arqueológicas realizadas, aborda a questão da localização da sinagoga de Vic (Catalunha) e identifica possível mikvé (banho ritual) associada à sinagoga. Inclui planta e fotografias diversas.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Palomero Plaza, Santiago, “Apuntes historiográficos sobre la sinagoga del Tránsito, Toledo”. In López Álvarez, Ana Mª, Ricardo Izquierdo Benito (coord.) El legado material hispanojudío. Cuenca: Universidad de Castilla – La Mancha, 1998, p. 143-180.

  • Texto inserido em coletânea. O autor analisa as referências bibliográficas conhecidas relativas à sinagoga del Tránsito de Toledo (Castela-Mancha).
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Palomero Plaza, Santiago, “El proyecto museográfico del Museo Sefardí de Toledo” in Actas das 1ªs Jornadas do Património Judaico da Beira Interior. Trancoso – Belmonte: 2008, p. 30-54.

  • Comunicação apresentada às 1ªs Jornadas do Património Judaico, realizadas em 2005. Descreve o trabalho de remodelação do Museo Sefardí em Toledo (Castela-Mancha) e a intervenção realizada em cada espaço da antiga sinagoga. Inclui plantas e fotografias.
    Bibliografia em notas de rodapé.  (JT)

Paredes y Guillén, Vicente, Los Zúñigas, señores de Plasencia, Cáceres: Tipografía, Encuadernación y Librería de Jiménez, 1909.

  • Estudo sobre sobre os Zuñiga, senhores de Plasencia (Extremadura), publicado inicialmente na Revista de Extremadura, no qual se aborda a localização das duas sinagogas desta cidade.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Páscoa, Marta (transcrição), “Carta de arrematação e venda da sinagoga e açougue da judiaria de Serpa (1497-1502)”, Fragmenta Historica, 4, (2016), p. 199-202.

  • Artigo em publicação periódica eletrónica. Transcrição de dois documentos sobre a venda da sinagoga de Serpa, embora sem localização precisa. (JT)

Passini, Jean, “La sinagoga del Sofer en Toledo”, Sefarad [Madrid], 64 (2004), p. 141-157.

  • Artigo em publicação periódica. Com base em documentação diversa, aborda a história da sinagoga de Sofer em Toledo (Castela – Mancha). Propõe a sua localização junto à «porta da judiaria». Numerosas plantas, fotografias e desenhos.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Passini, Jean, “De quelques synagogues pour les «conversos» à Tolède aux XIVe et XVe siècles?”, Revue des Études Juives [Paris], 176:1-2 (2017), p. 89-112.

  • Artigo em publicação periódica. O autor localiza as duas judiarias medievais de Toledo (Castela – Mancha), identificando diversos edifícios que subsistem. Levanta a possibilidade de alguns dos espaços subterrâneos a eles associados terem servido como locais de culto criptojudaicos. Inclui plantas, fotografias e desenhos.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Passini, Jean, “La judería de Toledo: los sótanos bajo patio”, Miscelánea de Estudios Árabes y Hebraicos. Sección Hebreo [Granada], 66 (2017a), p. 87-108.

  • Artigo em publicação periódica. O autor aborda a presença atual de vestígios subterrâneos da grande judiaria de Toledo (Castela-Mancha), propondo a possibilidade da sua utilização com a função de sinagoga. Os conteúdos coincidem parcialmente com os do trabalho anterior. Inclui plantas, fotografias e desenhos.
    Bibliografia nas páginas 107-108. (JT)

Paulo, Amílcar, A sinagoga do Olival. Um problema arqueológico, Porto (1966). Separata das Actas do IV Colóquio Portuense de Arqueologia - 1965

  • Comunicação apresentada em colóquio. O autor aborda a comunidade Judaica do Porto e contesta a proposta de Querubino Lagoa para a localização da Sinagoga nesta cidade. Algumas imagens.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Pereira, Maria Teresa Lopes, “A presença judaica em Alcácer do Sal” in Carlos Guardado da Silva (coord.), Judiarias, Judeus e Judaísmo [atas do XV Encontro Turres Veteras], Torres Vedras: Câmara Municipal / Lisboa: Edições Colibri, 2013, p. 183-202.

  • Comunicação apresentada no Encontro Turres Veteras. Considera a existência de duas possíveis judiarias em Alcácer do Sal (Portugal), sugerindo localização genérica de sinagogas. Diversas fotografias e plantas.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Pérez-Ramírez, Dimas, “La sinagoga de Cuenca, iglesia de Santa María la Nueva”, Cuenca, 19-20 (1982), p. 47-78.

  • Artigo em publicação periódica. O autor historia a transformação da sinagoga de Cuenca (Castela-Mancha) em igreja de Santa María La Nueva e a posterior (século XX) demolição desta. Refere a documentação que atesta estes factos e apresenta os vestígios arqueológicos da sinagoga existentes.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Planas i Marcé, Sílvia, "Nuevos datos sobre las sinagogas de la comunidad judía de Girona", in Targarona Borrás, Judit e Angel Sáenz-Badillos (ed.), Jewish studies at the turn of the 20th century. Proceedings of the 6th EAJS Congress. Toledo 1998, Vol I. Biblical, Rabbinical and Medieval Studies. Leiden, Boston, Köln: Brill, 1999, p. 493-503.

  • Texto inserido em Atas de Congresso Internacional. A autora faz o ponto da situação, à luz de descobertas documentais e investigações recentes, relativamente ao número e localização das sucessivas sinagogas medievais de Girona (Catalunha). Em apêndice, transcreve dois documentos do Arquivo Histórico de Girona.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Planas, Sílvia; Joel Colomer; Jordi Sagrera; Jordi Vivo, “El micvé de la darrera sinagoga medieval de Girona”, Tamid: Revista Catalana Anual d’Estudis Hebraics [Barcelona], 12 (2016-2017), p. 113-165.

  • Artigo em publicação periódica. Descrição do papel dos banhos rituais para os judeus e explicação da sua existência na judiaria de Girona (Catalunha). Organização urbana da judiaria medieval de Girona e escavações realizadas no espaço. Descrição deste com base em documentação e resultados de escavações arqueológicas realizadas entre 2011 e 2015. Diversos apêndices documentais, fotografias, mapas e plantas.
    Bibliografia em notas de rodapé e nas páginas 141 a 144. (JT)

Ponte, Salete da, “Sinagoga de Tomar. Marcas, memórias e reflexos da comunidade hebraica (séculos XIV-XV” in Coimbra Judaica – Actas, Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra / Departamento de Cultura / Divisão de Museologia, 2009, p. 99-114.

  • Comunicação apresentada em colóquio. Breve panorâmica histórica da comunidade judia em Tomar (Portugal), referências diversas à sinagoga, descrição de trabalhos arqueológicos recentes, e apresentação de proposta de revitalização do espaço.
    Bibliografia em notas à margem. (JT)

Ponte, Salete da, Interfaces culturais em Tomar Cidade, [Tomar]: ed. Autora [?], 2012.

  • Pequena monografia sobre Tomar (Portugal) em diferentes momentos da História. Referência à Sinagoga e sua localização. Inclui numerosas fotografias atuais e antigas, desenhos, plantas.
    Bibliografia na página 59. (JT)

Porres Martín-Cleto, Julio, “Algunas precisiones sobre las juderías toledanas”, Anales Toledanos, 16 (1983), p. 37-61

  • Artigo em publicação periódica. O autor analisa bibliografia lida após uma sua conferência proferida dez anos antes, em que abordava a «Toledo judaica». Inclui as referências a sinagogas em diversos locais de Toledo (Castela – Mancha), quer confirmando quer corrigindo os seus dados anteriores.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Poveda Navarro, Antonio M., “Un supuesto relieve hebreo y la dudosa presencia de comunidades organizadas judías en la Carthaginensis oriental (ss. IV-VII d. C)”, Verdolay [Murcia], 9, (2005), p. 215-232.

  • Artigo em publicação periódica. O autor estuda um edifício tradicionalmente apontado como lugar de culto judaico em Murcia (Murcia) e uma placa também considerada como judaica. Com base em dados históricos e caraterísticas do edifício e placa, considera essas atribuições impossíveis. Algumas imagens.
    Bibliografia nas páginas 230-231. (JT)

Prieto Vázquez, Germán, “Arqueología de Santa María la Blanca” in Ana Maria López Álvarez, Ricardo Izquierdo Benito (coord.), El legado material hispanojudío. Cuenca: Universidad de Castilla – La Mancha, 1998, p. 346-362.

  • Texto inserido em coletânea de estudos. O autor apresenta os resultados das escavações realizadas, em 1987 e 1988, na sinagoga de Santa María la Blanca, em Toledo (Castela-Mancha).
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Puig i Griessenberger, Anna Maria, “L’ emplaçament de la comunitat jueva a la llum de l’ urbanisme i l’ arqueologia” in Sílvia Planas Marcé (coord.), Jueus del rei i del comte. A l’ entorn de les comuniutats jueves de Girona i Castelló d’ Empúries, Girona: Patronat Call de Girona / Ajuntament de Castelló d’ Empúries, 2014, p. 85-99.

  • Contribuição para obra coletiva de homenagem a Miquel Pujol i Canelles. Com base em escavações arqueológicas, comenta as referências anteriores à localização das sinagogas de Castelló d’ Empúries (Catalunha). Inclui plantas e desenhos.
    Bibliografia nas páginas 98-99. (JT)

Puig i Griessenberger, Anna; Josep Maria Gironella i Granés, “La sinagoga de Castelló d’ Empúries. Evidències històriques i arqueològiques”, Annals de l’ Institut d’ Estudis Empordanesos [Figueres], 47 (2016), p. 97-131.

  • Artigo em publicação periódica sobre a localização da antiga sinagoga de Castelló d’Empúries (Catalunha), baseado em documentação coeva e na observação dos vestígios atuais. Complementa a informação do artigo anterior com resultados de escavações efetuadas em 2014 e 2015. Inclui numerosas fotografias e plantas.
    Bibliografia nas páginas 129-131. (JT)

Pujante Martínez, Ana, “La sinagoga del castillo de Lorca (Murcia)”, Verdolay [Murcia], 9 (2005), p. 293-320.

  • Artigo em publicação periódica. Começa com uma breve panorâmica histórica das comunidades judaicas em Espanha e das sinagogas que edificaram. Passando para o caso de Lorca (Múrcia), expõe detalhadamente os trabalhos arqueológicos realizados. Inclui numerosas fotografias, desenhos, plantas.
    Bibliografia nas páginas 319-320. (JT)

Pujol i Canelles, Miquel, “Sinagogues Medievals de Castelló d’ Empúries”, Annals de l'Institut d'Estudis Empordanesos [Figueres], 24 (1991), p. 55-110.

  • Artigo em publicação periódica sobre a localização das antigas sinagogas de Castelló d’Empúries (Catalunha), baseada em documentação coeva e na observação dos vestígios atuais.
    Apêndice documental. Inclui numerosas fotografias e plantas.
    Bibliografia nas notas, páginas 103-110. (JT)

Quadrado, José Maria, “La Judería de la ciudad de Mallorca en 1391”, Boletín de la Real Academia de la Historia [Madrid], 9 (1886), p. 294-312.

  • Artigo em publicação periódica. Publicação de um documento datado de outubro de 1391 que prescreve as normas para a reocupação das casas de morada da judiaria (Call) de Palma de Mallorca, após a violência e assalto de que foi alvo a comunidade dois meses antes, nesse mesmo ano. O documento inclui uma lista nominal de todos os possuidores das casas que se apresentaram para as reclamar após a conversão, identificando as suas propriedades. Várias casas mencionadas confrontam ou se referem às sinagogas da cidade. O autor do artigo, em breve comentário final, propõe uma interpretação da localização e topografia dos bairros judaicos, incluindo as sinagogas. (RCG)

Rallo Gruss, Maria Carmen, “Restauración de las yeserías de la sala de mujeres de la sinagoga de El Tránsito (Toledo)”, Sefarad [Madrid], 49:2 (1989), p. 397-406.

  • Artigo em publicação periódica. Descrição da sala reservada às mulheres (também denominada Sala Alta) na sinagoga de El Tránsito em Toledo (Castela-Mancha), do modo como esta sala comunicava com a sala de oração, e como se fazia o seu acesso. À descrição segue-se um breve relatório do estado de conservação e do restauro efetuado na decoração em gesso da mesma sala. Inclui planta dos espaços, desenho estratigráfico da parede, e fotos. (RCG)

Rallo Gruss, Carmen; Juan Carlos Ruiz Souza, “El Palacio de Ruy López Dávalos y sus bocetos inéditos en la Sinagoga del Tránsito: Estudio de sus yeserías en el contexto artístico de 1361”, Al-Qantara (Madrid), 20:2 (1999), p. 275-297; 21:1 (2000), p. 143-154.

  • Artigo em publicação periódica, editado em duas partes. Os autores apresentam esboços encontrados durante as obras de restauro da sinagoga do Tránsito, em Toledo (Castela-Mancha) e comparam-nos com as figuras presentes em friso no palácio de Ruy López Dávalos, na mesma cidade. Diversos desenhos e fotografias.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Rico Sáez-Bravo, Remedios, “Las juderías de Ocaña y Yepes” in Ana Maria López Álvarez, Ricardo Izquierdo Benito (coord.), El legado material hispanojudío. Cuenca: Universidad de Castilla – La Mancha, 1998, p. 209-180.

  • Texto inserido em coletânea de estudos. A autora analisa várias interpretações sobre a localização de sinagogas em Ocaña e Yepes (Castela-Mancha).
    Bibliografia em notas de rodapé e nas páginas 214-216. (JT)

Riera i Sans, Jaume, “Acopio y destrucción del patrimonio hispanojudío” in Ana Maria López Álvarez, Ricardo Izquierdo Benito (coord.), El legado material hispanojudío. Cuenca: Universidad de Castilla – La Mancha, 1998, p. 92-114.

  • Texto inserido em coletânea de estudos. O autor refere diversas sinagogas espanholas explicando o destino que tiveram depois da expulsão dos judeus em 1492.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Riera i Sans, Jaume, Els poders públics i les sinagogues, segles XIII-XV, Girona: Patronat Call de Girona, 2006.

  • Monografia sobre as sinagogas da Coroa de Aragão (Aragão, Baleares, Catalunha e Valência atuais). Aborda as suas condições e tutela legal, além de aspetos da sua configuração – nomenclatura, tipologia, localização, mobiliário e encerramento. Extenso apêndice documental (438 documentos).
    Bibliografia em notas de rodapé e nas páginas 231-236. (JT)

Riera i Sans, Jaume, Els jueus de Girona i la seva organització: segles XII-XV, Girona: Patronat Call de Girona, 2012.

  • Monografia sobre a comunidade judaica de Girona (Catalunha), com algumas referências às sinagogas e seu funcionamento. Extenso apêndice documental (99 documentos).
    Bibliografia em notas de rodapé e nas páginas 19-23. (JT)

Robalo, Elisabete Martins, “Judiaria de Belmonte – avaliação e reflexão sobre processos de reabilitação”. in Actas das 1ªs Jornadas do Património Judaico da Beira Interior. Trancoso - Belmonte, 2008, p. 80-90.

  • Comunicação apresentada às 1ªs Jornadas do Património Judaico, realizadas em 2005. Aborda o problema da possível localização da antiga sinagoga de Belmonte (Portugal).
    Bibliografia nas páginas 87-90. (JT)

Rodríguez Fernández, Justiniano, “Apuntes históricos sobre Valencia de Don Juan”, Tierras de León, 6 (1965), p. 15-41

  • Artigo em publicação periódica. Localiza as duas antigas sinagogas de Valencia de Don Juan (Leão e Castela).
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Romano, David (coord.), Per a una história de la Girona jueva. Vol. I. Girona: Ajuntament de Girona, 1988, p. 229-250, p. 251-269, p. 205-228.

  • Coletânea de estudos sobre a história judaica de Girona (Catalunha). Inclui fac-simile de artigos publicados anteriormente por Carmen Battle Gallart (em 1959), por Josep Calzada i Oliveras (em 1980), e por Maria de los Angeles Masià (em 1953) sobre as sinagogas de Girona (Catalunha). (RCG)

Romero, Elena, “Arte cerimonial judío” in Ana Maria López Álvarez, Ricardo Izquierdo Benito (coord.), El legado material hispanojudío. Cuenca: Universidad de Castilla – La Mancha, 1998, p. 115-114.

  • Texto inserido em coletânea de estudos. A autora descreve caraterísticas arquitetónicas e objetos cerimoniais das sinagogas. Numerosas fotografias de objetos cerimoniais.
    Bibliografia nas páginas 130-131. (JT)

Ruiz Hernando, José Antonio, “La sinagoga de Ibáñez de Segovia, en Segovia”, Estudios segovianos [Segóvia], 32 (1991), p. 139-158.

  • Artigo em publicação periódica. Dá a conhecer uma nova sinagoga descoberta em Segóvia (Leão e Castela), apresentando numerosa documentação com referências ao edifício ao longo dos tempos. Inclui planta, desenhos e fotografias diversas.
    Bibliografia em notas nas páginas 154-158. (JT)

Ruiz Souza, Juan Carlos, “Sinagogas sefardíes monumentales en el contexto de la arquitectura medieval hispana” in Maria del Carmen Muñoz Párraga (coord.), Memoria de Sefarad. Toledo: Centro Cultural San Marcos, 2002-2003, p. 225-239.

  • Texto incluído no catálogo da exposição “Memoria de Sefarad”, realizada em Toledo, entre 2002 e 2003. O Autor analisa as cinco únicas sinagogas medievais que considera terem chegado à atualidade em estado aceitável para o seu estudo: Córdova (Andaluzia), duas de Toledo (Castela - Mancha), Tomar (Portugal), e Segóvia (Leão e Castela). Para cada uma, faz a descrição dos espaços e refere as intervenções mais relevantes ao longo dos tempos, bem como os aspetos preservados.
    Bibliografia em notas à margem. (JT)

Sabaté, Flocel, “En torno a la identificación de sinagogas medievales: El caso de Tárrega”, Sefarad [Madrid], 59:1 (1999), p. 127-158

  • Artigo em publicação periódica. O autor aborda a história da comunidade judaica de Tàrrega (Catalunha) e seu relacionamento com os cristãos. Localiza a sinagoga a partir da segunda metade do séc. XIV e justifica as suas dúvidas sobre localizações dela propostas anteriormente. Analisa a teoria de o terreno do moinho d’ en Codina ter tido uma sinagoga, com base em dados arqueológicos, documentais e tipológicos, concluindo pela negativa. Mapa da zona velha da cidade.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Sagrera, Jordi; Marc Sureda, “Comunitat jueva i espais urbans a Girona (1000-1500)” in Temps i espais de la Girona jueva. Actes del Simposi Internacional celebrat a Girona 23, 24 i 25 de maig de 2009, Girona: Patronat del Call de Girona, 2011, p. 35-66.

  • Comunicação apresentada em simpósio internacional. Localiza e carateriza as sucessivas sinagogas de Girona (Catalunha). Inclui plantas, fotografias e desenhos.
    Bibliografia nas páginas 64-66. (JT)

Schwarz, Samuel, “Inscrições hebraicas em Portugal”, Arqueologia e História [Lisboa], série 6, vol I (1922), p. 124-168

  • O autor apresenta sete lápides hebraicas, que indica serem todas as conhecidas em Portugal na altura: quatro lápides funerárias e três inscrições de sinagogas, provenientes de Belmonte, Lisboa, e Porto. As inscrições são transcritas, traduzidas e, nalguns casos, fotografadas. O autor aponta também para as localizações originais de cada lápide. No texto, é localizada a antiga sinagoga de Tomar.
    Bibliografia no texto e em notas de rodapé. (JT)

Schwarz, Samuel, “A Sinagoga de Alfama”, Revista Municipal [Lisboa], 56 (1953), p. 57-61.

  • Artigo em publicação periódica cultural do município. Relata como encontrou, em conjunto com Vieira da Silva, a antiga sinagoga de Alfama, em Lisboa (Portugal).
    Diversas fotografias da zona. (JT)

Secall i Güell, Gabriel, Guia de les jueries tarragonines, Tarragona: Diputació Provincial de Tarragona, 1984.

  • Localização (certa ou provável) das sinagogas de Falset, Valls, Montblanc, Santa Coloma de Queralt e Tarragona, todas na província de Tarragona (Catalunha). Inclui plantas das diversas povoações.
    Bibliografia nas páginas 97-99. (JT)

Secall i Güell, Gabriel, “La sinagoga de Valls i el seu entorn sòcio-religiós”, Quaderns d'història tarraconense [Tarragona], 8 (1989), p. 7-30.

  • Artigo em publicação periódica. O autor apresenta a comunidade judaica de Valls (Catalunha), localiza a antiga sinagoga e apresenta a sua cronologia, com base em informação documental coeva. Bibliografia nas páginas 230-231. (JT)

Segura y Valls, Juan, Historia de la villa de Santa Coloma de Queralt, Barcelona: Imprenta de Vicente Magriñá, 1879

  • Monografia sobre a cidade de Santa Coloma de Queralt (Catalunha). Cita numerosa documentação sobre a comunidade judaica, com referência à sinagoga e banhos judaicos. (JT)

Serdán y Aguirregaviria, Eulogio, Rincones de la historia vitoriana: la catedral nueva y la vieja catedral, los judios vitorianos, el palacio de Montehermoso, Vitoria: Imprenta Provincial, 1914.

  • Localiza as sinagogas de Vitória e Guevara (País Vasco) a partir de documentação quinhentista. (JT)

Silva, Augusto Vieira da, “A judiaria velha de Lisboa. Estudo topographico sobre a antiga Lisboa”, O Archeologo Português [Lisboa], 5: 11/ 12 (1899-1900), p. 305-326.

  • Artigo em publicação periódica. O autor discute a localização das sucessivas judiarias de Lisboa (Portugal) e suas sinagogas. Mapa da judiaria velha e localização das sinagogas medievais.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Silva, Carlos Guardado da, “A segregação espacial de uma minoria na Lisboa medieval: as judiarias (séc. XII a 1383)” in Carlos Guardado da Silva (coord.), Judiarias, Judeus e Judaísmo. [atas do XV Encontro Turres Veteras] Torres Vedras: Câmara Municipal / Lisboa: Edições Colibri, 2013, p. 127-136.

  • Comunicação apresentada no Encontro Turres Veteras. Panorâmica histórica da presença judaica em Lisboa (Portugal). Localização das sucessivas judiarias e sinagogas existentes, retomando os dados da bibliografia e documentação publicada.
    Bibliografia em notas de rodapé e na página 136. (JT)

Silva, Manuela Santos, “A Judiaria de Óbidos na Idade Média” in Carlos Guardado da Silva (coord.), Judiarias, Judeus e Judaísmo. [atas do XV Encontro Turres Veteras] Torres Vedras: Câmara Municipal / Lisboa: Edições Colibri, 2013, p. 95-101.

  • Comunicação apresentada no Encontro Turres Veteras. Refere repetidamente a localização da Sinagoga de Óbidos (Portugal), na antiga Calçada dos Judeus, sem mais precisão.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Tavares, Maria José Ferro, “Os judeus de Trancoso: entre a Lei de Moisés e o baptismo” in Actas das 1ªs Jornadas do Património Judaico da Beira Interior. Trancoso - Belmonte, 2008, p. 131-160.

  • Comunicação apresentada às 1ªs Jornadas do Património Judaico, realizadas em 2005. Aborda a possível localização da antiga sinagoga de Trancoso (Portugal).
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Tavares, Maria José Ferro, As Judiarias de Portugal. Lisboa: Clube do Coleccionador dos Correios, 2010.

  • Monografia profusamente ilustrada. Aborda diferentes aspetos das judiarias de Portugal, o seu urbanismo e aspetos sociais. Trata com mais pormenor as principais judiarias, referindo as suas sinagogas, como: Lisboa, Porto, Évora, Santarém. Percorre todo o país, dividido por grandes regiões, fazendo a abordagem do que se conhece relativamente às judiarias. Quando existem informações relativas a sinagogas, tenta fazer a sua localização com o rigor possível perante os dados disponíveis.
    Bibliografia p. 180-181. (JT)

Teixeira, Francisco Garcez, A antiga sinagoga de Tomar, Lisboa: Tipografia do Comércio, 1925 (2ª ed.)

  • Monografia iniciada com descrição do edifício. Segue-se a defesa da proposta de identificação como antiga sinagoga de Tomar (Portugal). Termina apresentando diversos elementos da sua arquitetura.
    Ilustrações diversas de elementos arquitetónicos e planta do edifício.
    Bibliografia no texto e notas de rodapé. (JT)

Torres Balbás, Leopoldo, “La Judería de Zaragoza y su Baño”, Al-Andalus [Madrid e Granada], 21:1 (1956), p. 172-190.

  • Artigo em publicação periódica. Descrição da judiaria medieval de Zaragoza (Aragão) e seus limites. Refere e localiza quatro sinagogas e os banhos judaicos da cidade. Diversas fotografias, plantas e desenhos.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Torres Fontes, Juan, “Los judios murcianos em el siglo XIII”, Murgetana [Múrcia], 18 (1962), p. 5-20.

  • Artigo em publicação periódica. Algumas referências dispersas à sinagoga de Múrcia (Múrcia) e sua localização.
    Bibliografia em notas de rodapé. (JT)

Índice de localidades - Portugal

Alcácer do Sal
Pereira, Maria Teresa Lopes 2013

Aveiro
Tavares, Maria José Ferro 2010

Barcelos
Tavares, Maria José Ferro 2010

Belmonte
Schwarz, Samuel 1922
Mucznik, Lúcia Liba 2004
Robalo, Elisabete Martins 2008

Braga
Tavares, Maria José Ferro 2010

Bragança
Tavares, Maria José Ferro 2010

Castelo Branco
Branco, Manuel da Silva Castelo 2008

Castelo de Vide
Balesteros, Carmen; Jorge de Oliveira 1993
Mucznik, Lúcia Liba 2004
Balesteros, Carmen 2013

Coimbra
Almeida, Sara Oliveira; Susana Temudo 1993
Gomes, Saul António 2003
Alarcão, Jorge de 2009
Tavares, Maria José Ferro 2010

Elvas
Tavares, Maria José Ferro 2010

Évora
Balesteros, Carmen 1994-1995
Tavares, Maria José Ferro 2010

Gouveia
Tavares, Maria José Ferro 2010

Guarda
Tavares, Maria José Ferro 2010
Cameijo, Alcina; Maria Leontina Cunha; Telmo Cunha 2016

Guimarães
Tavares, Maria José Ferro 2010

Lagos
Tavares, Maria José Ferro 2010

Lamego
Tavares, Maria José Ferro 2010

Leiria
Tavares, Maria José Ferro 2010

Lisboa
Silva, Augusto Vieira da 1899-1900
Schwarz, Samuel 1922, 1953
Mucznik, Lúcia Liba 2004
Tavares, Maria José Ferro 2010
Silva, Carlos Guardado da 2013

Montemor-o-Novo
Tavares, Maria José Ferro 2010

Óbidos
Tavares, Maria José Ferro 2010
Silva, Manuela Santos 2013

Ponta Delgada
Mucznik, Lúcia Liba 2004

Portalegre
Tavares, Maria José Ferro 2010

Porto
Lagoa, Cherubino 1899
Schwarz, Samuel 1922
Paulo, Amílcar 1965
Dias, Geraldo José Amadeu Coelho 2003
Mucznik, Lúcia Liba 2004
Tavares, Maria José Ferro 2010

Santarém
Tavares, Maria José Ferro 2010

Serpa
Páscoa, Marta 2016

Tomar
Schwarz, Samuel 1922
Teixeira, Francisco Garcez 1925
Simões, J. M. Santos 1943
Lapa, Maria Fernanda 1989
Dodds, Jerrilynn 1992
Ruiz Souza, Juan Carlos 2002-2003
Mucznik, Lúcia Liba 2004
Ponte, Salete da 2009, 2012
Tavares, Maria José Ferro 2010
Balesteros, Carmen 2013
Conde, Manuel Sílvio Alves 2013

Torres Novas
Tavares, Maria José Ferro 2010

Torres Vedras
Tavares, Maria José Ferro 2010

Trancoso
Tavares, Maria José Ferro 2008, 2010
Balesteros, Carmen 2013

Viseu
Tavares, Maria José Ferro 2010

Índice de localidades - Espanha

ANDALUZIA

Alcalá de Guadaira
Lacave, José Luis 1992

Baeza
Lacave, José Luis 1992

Carmona
Fernández y López, Manuel 1886
Lacave, José Luis 1992

Córdoba
Dodds, Jerrilynn 1992
Lacave, José Luis 1992
Ruiz Souza, Juan Carlos 2002-2003
Balesteros, Carmen 2013
Muñoz Garrido, Daniel 2014

Écija
Lacave, José Luis 1992

Granada
Lacave, José Luis 1992

Guadix
Asenjo Sedano, Carlos 1977-1979
Lacave, José Luis 1992

Jaén
Lacave, José Luis 1992

Jerez de la Frontera
Lacave, José Luis 1992

Lebrija
Lacave, José Luis 1992

Lucena
Lacave, José Luis 1992

Málaga
Lacave, José Luis 1992

Niebla
Delgado, Antonio 1891
Lacave, José Luis 1992

Sevilla
Lacave, José Luis 1992
Ecker, Heather 1997
Gil Delgado, Oscar 2013

Úbeda
Lorite Cruz, Pablo Jesús 2011

ARAGÃO

Alagón
Marín Padilla, Maria de la Encarnación 1988
Lacave, José Luis 1992

Almunia de Doña Godina
Marín Padilla, Maria de la Encarnación 1989
Lacave, José Luis 1992

Arándiga
Marín Padilla, Maria de la Encarnación 1988
Lacave, José Luis 1992

Ayerbe
Lacave, José Luis 1992

Barbastro
Lacave, José Luis 1992

Belchite
Marín Padilla, Maria de la Encarnación 1988
Lacave, José Luis 1992

Borja
Lacave, José Luis 1992

Calatayud
Marín Padilla, Maria de la Encarnación 1980
Lacave, José Luis 1992
Beltrán Lloris, Miguel; Juan Ángel Paz Peralta 2004
Borrás Gualis, Gonzalo 2004

Cariñena
Lacave, José Luis 1992

Caspe
Lacave, José Luis 1992

Daroca
Lacave, José Luis 1992

Épila
Lacave, José Luis 1992
Marín Padilla, Maria de la Encarnación 1995

Hijar
Lacave, José Luis 1992

Huesca
Durán Gudiol, Antonio 1984
Lacave, José Luis 1992
Beltrán Lloris, Miguel; Juan Ángel Paz Peralta 2004

Huesa del Común
Lacave, José Luis 1992

Illuesca
Marín Padilla, Maria de la Encarnación 1988
Lacave, José Luis 1992

Jaca
Lacave, José Luis 1992

Magallón
Lacave, José Luis 1992

Monzón
Lacave, José Luis 1992

Sábada
García Bellido, Antonio 1962

Sos
Lacave, José Luis 1992

Tamarite de Litera
Lacave, José Luis 1992

Tarazona
Motis Dolader, Miguel Ángel; María Teresa Ainaga Andrés 1987
Lacave, José Luis 1992

Teruel
Lacave, José Luis 1992

Urrea
Marín Padilla, Maria de la Encarnación 1988

Zaragoza
Torres Balbás, Leopoldo 1956
Canellas López, Ángel 1976
Blasco Martínez, Asunción 1990
Lacave, José Luis 1992
Marín Padilla, Maria de la Encarnación 1996
Beltrán Lloris, Miguel; Juan Ángel Paz Peralta 2004
Blasco Martínez, Asunción 2004
Borrás Gualis, Gonzalo 2004

BALEARES

Palma
Quadrado, José Maria 1886

CASTELA-MANCHA

Brihuega
Lacave, José Luis 1992

Casarrubios del Monte
Lacave, José Luis 1992

Castillo de Garcimuñoz
Lacave, José Luis 1992

Cifuentes
Lacave, José Luis 1992

Ciudad Real
Lacave, José Luis 1992

Cuenca
Pérez-Ramírez, Dima 1982
Lacave, José Luis 1992

Guadalajara
Lacave, José Luis 1992

Hita
Lacave, José Luis 1992

Maqueda
Lacave, José Luis 1992

Molina de Aragón
Lacave, José Luis 1992
Arenas Esteban, Jesús; Javier Castaño 2010
Muñoz Garrido, Daniel 2014
Arenas Esteban, Jesús 2017

Ocaña
Lacave, José Luis 1992
Rico Sáez-Bravo, Remedios 1998

Puebla de Montalbán
Lacave, José Luis 1992
Colino Martínez, José 2011

Puente del Arzobispo
Lacave, José Luis 1992

Santa Olalla
Lacave, José Luis 1992

Sigüenza
Lacave, José Luis 1992

Talavera de la Reina
Lacave, José Luis 1992

Toledo
Assas, Manuel de 1878
Porres Martín-Cleto, Julio 1983
López Álvarez, Ana Maria, Santiago Palomero Plaza 1989
Rallo Gruss, Maria Carmen 1989
Dodds, Jerrilynn 1992
Lacave, José Luis 1992
López Álvarez, Ana Maria, Santiago Palomero Plaza, Yasmina Álvarez Delgado 1992
Álvarez Delgado, Yasmina 1998
Palomero Plaza, Santiago 1998, 2008
Prieto Vázquez, Germán 1998
Rallo Gruss, Maria Carmen; Juan Carlos Ruiz Souza 1999-2000
Ruiz Souza, Juan Carlos 2002-2003
Passini, Jean 2004, 2017, 2017a
Balesteros, Carmen 2013
Muñoz Garrido, Daniel 2014
Monterreal Gil, Óscar 2015

Torrijos
Lacave, José Luis 1992

Yepes
Lacave, José Luis 1992
Rico Sáez-Bravo, Remedios 1998

CATALUNHA

Balaguer
Lacave, José Luis 1992

Barcelona
Fita, Fidel 1906a
Lacave, José Luis 1992

Besalú
Oliva Prat, Miguel 1964
Grau i Montserrat, Manuel 1968
Freixas i Camps, Pere; Narcís Soler i Masferrer 1978
Alberch i Fugueras, Ramon; Narcís-Jordi Aragó 1985
Lacave, José Luis 1992
Lloveras Chavero, María José 2014

Camprodon
Alberch i Fugueras, Ramon; Narcís-Jordi Aragó 1985

Cardona
Lacave, José Luis 1992

Castelló d’ Empúries
Fita, Fidel 1906
Marquès i Casanovas, Jaume 1982
Alberch i Fugueras, Ramon; Narcís-Jordi Aragó 1985
Pujol i Canelles, Miquel 1991
Lacave, José Luis 1992
Gironella i Granés, Josep Maria 2014
Lloveras Chavero, María José 2014
Puig i Griessenberger, Anna Maria 2014
Puig i Griessenberger, Anna; Josep Maria Gironella i Granés 2016

Cervera
Lacave, José Luis 1992

Falset
Secall i Guell, Gabriel 1984
Lacave, José Luis 1992

Figueres
Alberch i Fugueras, Ramon; Narcís-Jordi Aragó 1985
Lacave, José Luis 1992

Girona
Masiá, Maria de los Ángeles 1953
Batlle i Gallart, Carme 1959
Calzada i Oliveras, Josep 1979-1980
Alberch i Fugueras, Ramon; Narcís-Jordi Aragó 1985
Romano, David (coord.) 1988
Lacave, José Luis 1992
Planas i Marcé, Sílvia 1999
Canal i Roquet, Josep; Eduard Canal i De Diego; Josep Maria Nolla i Brufau; Jordi Sagrera Aradilla 2006
Sagrera, Jordi; Marc Sureda 2011
Riera i Sans, Jaume 2012
Lloveras Chavero, María José 2014
Planas, Sílvia; Joel Colomer; Jordi Sagrera; Jordi Vivo 2016-2017

Lleida
Casas Nadal, Montserrat 1992
Lacave, José Luis 1992

Manresa
Lacave, José Luis 1992

Montblanc
Secall i Guell, Gabriel 1984

Puigcerdà
Alberch i Fugueras, Ramon; Narcís-Jordi Aragó 1985
Lacave, José Luis 1992

Santa Coloma de Queralt
Segura y Valls, Juan 1879
Secall i Guell, Gabriel 1984

Seu d' Urgell
Lacave, José Luis 1992
Batllé i Gallart, Carme 2016

Solsona
Lacave, José Luis 1992

Tarragona
Secall i Guell, Gabriel 1984
Lacave, José Luis 1992

Tàrrega
Lacave, José Luis 1992
Badias i Mata, Jaume; Oriol Saula i Briansó 1998-1999
Sabaté, Flocel 1999

Torroella de Montgrí
Lacave, José Luis 1992

Tortosa
Alberch i Fugueras, Ramon; Narcís-Jordi Aragó 1985
Grau i Montserrat, Manuel 1985
Curto Homedes, Albert 1988-1989
Lacave, José Luis 1992

Valls
Secall i Guell, Gabriel 1984
Secall i Güell, Gabriel 1989
Lacave, José Luis 1992

Vic
Ollich i Castanyer, Imma 1978
Lacave, José Luis 1992
Ollich i Castanyer, Imma; Irene Llop i Jordana 2016
Llop i Jordana, Irene; Imma Ollich i Castanyer 2016-2017

Vilafranca del Penedès
Massanell I Esclassans, Antoni 1983
Lacave, José Luis 1992

Vilajuïga
Alberch i Fugueras, Ramon; Narcís-Jordi Aragó 1985
Lacave, José Luis 1992

EXTREMADURA

Badajoz
Lacave, José Luis 1992

Cáceres
Lacave, José Luis 1992

Coria
Lacave, José Luis 1992

Mérida
Lacave, José Luis 1992
Ballesteros Díez, José Antonio 2016

Plasencia
Paredes y Guillén, Vicente 1909
Lacave, José Luis 1992

Trujillo
Beinart, Haim 1980
Lacave, José Luis 1992

Valencia de Alcántara
Lacave, José Luis 1992
Bravo Escudero, Berta M. 2002-2003
Balesteros, Carmen 2013

Zafra
Lacave, José Luis 1992

GALIZA

A Coruña
Lacave, José Luis 1992
Antonio Rubio, María Gloria de 2007, 2017

Allariz
Cid Rumbao, Alfredo 1984
Lacave, José Luis 1992
Antonio Rubio, María Gloria de 2007, 2017

Monforte de Lemos
Lacave, José Luis 1992

Ourense
Lacave, José Luis 1992
Antonio Rubio, María Gloria de 2007, 2017 Galiza Ourense

Ribadavia
Lacave, José Luis 1992
Antonio Rubio, María Gloria de 2007, 2017

Tui
Lacave, José Luis 1992
Antonio Rubio, María Gloria de 2007, 2017 Galiza Tui

LA RIOJA

Alfaro
Lacave, José Luis 1992
Cantera Montenegro, Enrique 2005

Arnedo
Lacave, José Luis 1992
Cantera Montenegro, Enrique 2005

Bañares
Lacave, José Luis 1992
Cantera Montenegro, Enrique 2005

Calahorra
Lacave, José Luis 1992
Cantera Montenegro, Enrique 2005

Haro
Cantera Montenegro, Enrique 2005

Herce
Lacave, José Luis 1992

Logroño
Lacave, José Luis 1992
Cantera Montenegro, Enrique 2005

Nájera
Cantera Montenegro, Enrique 2005

LEÃO E CASTELA

Agreda
Cantera Burgos, Francisco 1976
Lacave, José Luis 1992

Aguilar de Campoo
Lacave, José Luis 1992

Amusco
Lacave, José Luis 1992

Aranda de Duero
Cadiñanos Bardeci, Inocencio 1990
Lacave, José Luis 1992
Cantera Montenegro, Enrique 2010

Astorga
Lacave, José Luis 1992

Ávila
Lacave, José Luis 1992

Béjar
Lacave, José Luis 1992
Hervás, Marciano de 2003

Belorado
Lacave, José Luis 1992

Bembibre
Lacave, José Luis 1992

Benavente
Lacave, José Luis 1992

Burgos
Lacave, José Luis 1992
Muñoz Solla, Ricardo 2007

Carrión
Lacave, José Luis 1992

Cisneros
León Tello, Pilar 1967
Lacave, José Luis 1992

Ciudad Rodrigo
Lacave, José Luis 1992

Frómita
Lacave, José Luis 1992

León
Lacave, José Luis 1992
Moreno Koch, Yolanda 1997

Madrigal de las Altas Torres
Lacave, José Luis 1992

Medina de Pomar
Lacave, José Luis 1992

Medinaceli
Cantera Burgos, Francisco 1976
Lacave, José Luis 1992

Miranda de Ebro
Lacave, José Luis 1992
Cadiñanos Bardecí, Inocencio 1994
Cantera Montenegro, Enrique 2005

Oña
Lacave, José Luis 1992

Palencia
León Tello, Pilar 1967
Lacave, José Luis 1992

Paredes de Nava
Cardeñoso, Leonardo 1926
León Tello, Pilar 1967
Lacave, José Luis 1992

Piedrahíta
Lacave, José Luis 1992

Ponferrada
Lacave, José Luis 1992

Poza de la Sal
Lacave, José Luis 1992

Sahagún
Lacave, José Luis 1992

Salamanca
Lacave, José Luis 1992

Saldaña
Lacave, José Luis 1992
Caballero González, José María 2006

Segovia
Castellarnau, Joaquín María 1899
Ruiz Hernando, José Antonio 1991
Dodds, Jerrilynn 1992
Lacave, José Luis 1992
Ruiz Souza, Juan Carlos 2002-2003
Balesteros, Carmen 2013

Sinova
Cantera Burgos, Francisco 1976

Soria
Lacave, José Luis 1992

Toro
Calvo Alaguero, Gaspar 1909
Lacave, José Luis 1992

Tortosa
Curto Homedes, Albert; Ana Loriente Perez; Mª del Rosario Martinez Ladin [s.d.]

Valderas
Lacave, José Luis 1992

Valencia de Don Juan
Rodríguez Fernández, Justiniano 1965
Lacave, José Luis 1992

Valladolid
Lacave, José Luis 1992

Villadiego
Lacave, José Luis 1992

Villalpando
Lacave, José Luis 1992

Zamora
Ladero Quesada, Manuel F 1988
Lacave, José Luis 1992

MADRID

Alcalá de Henares
Azaña, Esteban 1885
Lacave, José Luis 1992

Buitrago
Lacave, José Luis 1992

Madrid
Lacave, José Luis 1992

MÚRCIA

Lorca
Lacave, José Luis 1992
Pujante Martínez, Ana 2005
Gallardo Carrillo, Juan; José Ángel González Ballesteros 2006, 2009
Iniesta Sanmartín, Ángel; Juan García Sandoval; Andrés Martínez Rodríguez; Juana Ponce García 2009
Muñoz Garrido, Daniel 2014
Eiroa Rodríguez, Jorge 2017

Murcia
Torres Fontes, Juan 1962
Lacave, José Luis 1992
Poveda Navarro, Antonio M. 2005

Mula
Lacave, José Luis 1992

NAVARRA

Cascante
Carrasco Pérez, Juan 2002
Lacave, José Luis 1992

Corella
Lacave, José Luis 1992

Estella
Mendoza, Fernando de 1951
Gampel, Benjamin R. 1989
Lacave, José Luis 1992
Carrasco Pérez, Juan 2002

Funes
Lacave, José Luis 1992

Los Arcos
Lacave, José Luis 1992

Monreal
Carrasco Pérez, Juan 2002

Pamplona
Gampel, Benjamin R. 1989
Lacave, José Luis 1992
Carrasco Pérez, Juan 2002

Sangüesa
Mendoza, Fernando de 1951
Carrasco Pérez, Juan 2002

Tafalla
Jimeno Jurío, José María 2000

Tudela
Lacave, José Luis 1992
Carrasco Pérez, Juan 2002

Val de Fans
Carrasco Pérez, Juan 2002

Viana
Lacave, José Luis 1992
Carrasco Pérez, Juan 2002

PAÍS BASCO

Álava
Lacave, José Luis 1992

Guevara
Serdán y Aguirregaviria, Eulogio 1914
Lacave, José Luis 1992

Laguardia
Mendoza, Fernando de 1951
Lacave, José Luis 1992
Carrasco Pérez, Juan 2002

Vitoria
Serdán y Aguirregaviria, Eulogio 1914

VALÊNCIA

Alcúdia d’ Elx
Lacave, José Luis 1992
Lorenzo de San Román, Roberto 2004-2005

Burriana
Lacave, José Luis 1992

Castellón de la Plana
Balbás, Juan A. 1892
Lacave, José Luis 1992

Sagunto
Lacave, José Luis 1990, 1992
Hinojosa Montalvo, José 2006-2008

Valencia
Lacave, José Luis 1992

Xàtiva
Lacave, José Luis 1992
Hinojosa Montalvo, José 1993

CEI
CMG
UC
USAL
IPG
INTERREG
UE