Episódio 2 – “O nosso Arquivo”

Convidado: LEVI COELHO

A página web do nosso arquivo (Arquivo Distrital da Guarda) está disponível em http://adgrd.dglab.gov.pt/

Levi Coelho está na direcção do Arquivo desde 2007, mas tem trabalhado desde 1992 nos vários arquivos da região, como ele mesmo explica durante a nossa conversa.

A Sala de Leitura do nosso arquivo está apetrechada com uma excelente coleção de obras de referência (Dicionários, obras gerais sobre História de Portugal, guias documentais e coleções de documentos já publicados), e bem assim uma seleção das principais monografias locais e regionais respeitantes ao distrito.

Referimos durante a introdução o projecto digital sobre a Primeira República na Guarda resultante da colaboração do Arquivo Distrital da Guarda com a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço. Pode encontrá-lo em http://www.arquivo.guarda.pt/

O estudo da Paleografia (uma ciência surgida na viragem dos séculos XVII/XVIII cujo nome deriva das palavras gregas “antiga” e “escrita”) visa a compreensão das práticas da escrita através do tempo, e a leitura e decifração dos textos escritos antigos.

Um breve ensaio introdutório à Paleografia escrito por um historiador: A.H. Oliveira Marques, “Paleografia” in Joel Serrão (ed), Dicionário de História de Portugal, Porto, Figueirinhas, 1992, Vol. IV, 528-534.

O nosso convidado referiu alguns materiais utilizados nas Universidades para a aprendizagem da Paleografia Portuguesa, nomeadamente:

Avelino de Jesus da Costa, Álbum de Paleografia e Diplomática Portuguesas – Volume I, Coimbra, Universidade de Coimbra, 1990.

Avelino de Jesus da Costa, Normas Gerais de Transcrição e Publicação de documentos e textos Medievais e Modernos, Coimbra, Instituto de Paleografia e Diplomática, Faculdade de Letras, 1993.

Acrescentem-se:

A.H. Oliveira Marques, João José Alves Dias, Teresa F. Rodrigues, Álbum de Paleografia, Lisboa, Editorial Estampa, 1987.

Eduardo Borges Nunes, Paleografia Portuguesa Medieval – Vol I, Lisboa, Faculdade de Letras, 1984.

O breve dicionário de abreviaturas portuguesas compilado por Eduardo Borges Nunes, e mencionado pelo nosso convidado, encontra-se disponível online em https://issuu.com/rogeriod/docs/abreviaturas

Existem hoje cursos especializados e outros projetos de iniciação à Paleografia disponíveis online. Devem preferir-se aqueles que são propostos por especialistas da matéria e pelos arquivistas com formação paleográfica. Uma apresentação geral desses projetos, tanto em Portugal como em outros países europeus, pode ler-se em

Leonor Calvão Borges, Ana Margarida Dias da Silva, “Transcrições em linha: e-learning de Paleografia em arquivos europeus”, Revista Portuguesa de História, 49 (2018), 39-59 http://hdl.handle.net/10316.2/44883

Neste artigo poderá encontrar alguns endereços que lhe permitirão começar a explorar este campo de experiências que hoje em dia está em plena expansão.

[RCG]

CEI
CMG
UC
USAL
IPG
INTERREG
UE