Já são conhecidos os vencedores da 11ª edição do Concurso de Fotografia “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras”.
O júri selecionou 17 portfolios (1 Vencedor Geral, 4 Vencedores de cada Tema e 3 Menções Honrosas por cada tema), de um total dos cerca de 700 submetidos a concurso, provenientes de mais de mais de 70 países.
A fotógrafa chinesa Xiu Liu foi a grande vencedora com o portfolio intitulado “Fairyland in Dream”, num concurso que premiou fotógrafos de 9 nacionalidades: China, Espanha, Irão, Bangladesh, Índia, Turquia, Vietnam, Itália e Alemanha.
Os vencedores, por tema, foram os seguintes:
- Património natural, paisagens e biodiversidade
- Prémio Tema: Alok Avinash (Índia)
- Menções honrosas: Bin Jiang (China); Arturo López Illana (Espanha); Alberto (Itália)
- Espaços rurais, agricultura e povoamento
- Antonio Aragón Renuncio (Espanha)
- Menções honrosas: Huong Thuy (Vietnam); Mario Berga (Espanha); Irene Sánchez Alonso (Espanha)
- Cidade e processos de urbanização
- Prémio Tema: Aly Song (China)
- Menções honrosas: Asghar Khamseh (Irão); Seyed Ali Hosseinifar (Irão); Ziaul Huque (Bangladesh)
- Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social
- Prémio Tema: Aytaç Ünal (Turquia)
- Menções honrosas: Arez Ghaderi (Alemanha); Rakibul Alam Khan (Bangladesh); Shun Zhang (China)
O projeto Transversalidades – Fotografias Sem Fronteira teve início em 2011 com os objetivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.
Os resultados da edição de 2022 reafirmam a importância qualitativa e quantitativa que o Concurso tem vindo a granjear, reconhecido como um dos principais concursos de fotografia a nível nacional.
A exposição e o lançamento do catálogo desta edição terão lugar no dia 16 de dezembro, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda.