
O Centro de Estudos Ibéricos vai assinalar mais um aniversário, efeméride que será evocada no dia 4 de dezembro, às 15h00 horas, num encontro virtual, devido à conjuntura pandémica que impede a sua realização presencial. Assinala-se, assim, a assinatura, a 27 de novembro de 2000, do Protocolo de Parceria entre a Câmara Municipal da Guarda, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Salamanca, um ano após Eduardo Lourenço ter lançado o desafio para a criação, na Guarda, de um Centro de Estudos que contribuísse para um renovado conhecimento das diversas culturas da Península e para o estudo da Civilização Ibérica.
O evento, que dará inicio às Comemorações dos 20 anos do CEI, que vão decorrer até final do próximo ano, além da referida sessão, inclui o lançamento de mais um número da Revista Iberografias nº 16 (2020) e o Webinar “Eduardo Lourenço: a arte do pensamento”.
Com esta iniciativa o CEI presta homenagem ao Professor Eduardo Lourenço, seu mentor e Diretor Honorifico, cujo legado será lembrado pelos seguintes convidados:
- António Pedro Pita (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra);
- Roberto Vecchi (Cátedra Eduardo Lourenço da Universidade de Bolonha);
- Jerónimo Pizarro (Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia – Universidade dos Andes, Bogotá);
- Margarida Calafate Ribeiro (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)
- Viriato Soromenho Marques (Universidade de Lisboa).