Comemorações do Centenário de Eduardo Lourenço

18 Mai, 2023

Tiveram início no dia 23 de maio, na Guarda e em S. Pedro do Rio Seco (Almeida), as Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço. Professor, escritor, ensaísta e filósofo, Eduardo Lourenço foi um incansável pensador de Portugal, da sua identidade e destino, sendo unanimemente considerado um dos maiores vultos da cultura portuguesa contemporânea.

As Comemorações do Centenário do patrono da Biblioteca Municipal da Guarda e mentor do Centro de Estudos Ibéricos, – que têm vindo a ser preparadas, colaborativamente, pelo Centro de Estudos Ibéricos e por várias entidades parceiras – arrancaram no dia 23 de maio na aldeia natal do ensaísta, S. Pedro do Rio Seco (Almeida), com a inauguração de um memorial e de um percurso literário musicado com a participação de alunos de Almeida.

Na Guarda, a Sessão Solene de Abertura das Comemorações teve início às 14h30, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), seguindo-se a inauguração da exposição “Contrariado, mas vou…”, Eduardo Lourenço por Alfredo Cunha, e o Congresso “Leituras de Eduardo Lourenço”, que se prolongará pelo dia 24. Foram apresentados dois livros de referência sobre a vida e obra do ensaísta:  a “Fotobiografia de Eduardo Lourenço”, da autoria de Maria Manuel Baptista, Manuela Cruzeiro e Fernanda de Castro e “Eduardo Lourenço – uma geopolítica do pensamento”, de Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi.

Especial destaque para a inauguração da escultura “Eduardo Lourenço” do guardense Pedro Figueiredo, no Jardim José de Lemos, e para o Concerto “In Memoriam de Eduardo Lourenço”, pela Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, sob a direção do Maestro Osvaldo Ferreira e a participação especial do ator José Neves, a ter lugar no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.

 

No dia 24 de maio, prosseguiu o Congresso “Leituras de Eduardo Lourenço” e foi lançado lugar o lançamento do livro “Vida Partilhada: Todos nós Ibéricos”, de Eduardo Lourenço. Ainda na BMEL foi inaugurada a Exposição “Feito de papel com um coração no fundo: Sobrevoando a «Mala» de Eduardo Lourenço – Mostra de Livros da Biblioteca de Eduardo Lourenço”, com curadoria de Maria Manuel Baptista, Fernanda de Castro e Beatriz Stutz (Universidade de Aveiro/CLLC).

O programa completo, assim como todas as informações sobre os respetivos eventos, está disponível na página do Centenário em:  www.centenarioeduardolourenco.pt

 

PROJETOS