Roteiro Fotográfico "Ausência e Território: as aldeias da Serra, do Vale e da Meseta"

“Em qualquer sentido vou bem. Espera-me sempre o mesmo Portugal rude e hospitaleiro que a experiência me ensinou. Foi a minha sorte: começar cedo a percorrê-lo e a conhecê-lo. Agora, é só amá-lo a rememorar”.
Estas palavras de Miguel Torga podem guiar-nos para a proposta que o Centro de Estudos Ibéricos e o Fotoclube da Guarda vos deixa, num desafio envolto na paixão pela fotografia e orientado para a (re)descoberta de realidades tão próximas e tão longínquas; territórios de solidão, de ausência que foram berço de múltiplos percursos individuais, de sonhos e de aventura…
Terras que sustentam uma outra dimensão do país, de uma sólida matriz identitária. “Muito grande é Portugal quando o nosso amor o quer todo dentro dos olhos!”, sublinhava Torga.
Uma grandeza, pluridimensional, que pretendemos sublimar através da fotografia, “uma escrita tão forte porque pode ser lida em todo o mundo sem tradução”, no feliz sublinhado de Sebastião Salgado.
Através dessa escrita pretendemos registar e descrever – sob diferentes sensibilidades, emoções e olhares – aldeias do vale, da serra e da meseta; propomos, assim, um olhar sobre Misarela e Aldeia Viçosa (nas aldeias do Vale), um percurso por Videmonte e Fernão Joanes (aldeias da Serra) e, no último dia do roteiro fotográfico, assinalar, nas imagens, referências a Guilhafonso e Avelãs da Ribeira.
Como afirmou Henri Cartier-Bressom "fotografar é colocar na mesma mira a cabeça, o olho e o coração", aqui numa determinada convergência em resgatar esses espaços ao esquecimento e afirmá-los na sua essência profunda, enquadrados no tempo e no território onde se devem rasgar novas vias para o futuro.
Rostos, arquitetura, artefactos, caminhos, solidão, religiosidade, tradições, paisagens, flora, patrimónios, afetos, ausências, sulcos do tempo, ou caprichos da natureza…tantos motivos para fixar através das objetivas dos participantes neste roteiro fotográfico.
PROGRAMA
Dia 15 de junho (Sábado)
- 9.30 horas - Encontro na sede do Centro de Estudos Ibéricos;
- 10.00 horas - Saída para os locais a fotografar:
Mizarela e Aldeia Viçosa (aldeias do Vale) - 13.00 horas - Almoço
- 15.00 horas- Saída para os locais a fotografar:
Videmonte e Fernão Joanes (aldeias da Serra)
Dia 16 de junho (Domingo)
- 10.00 horas - Encontro na sede do Centro de Estudos Ibéricos;
Saída para os locais a fotografar: Guilhafonso e Avelãs da Ribeira (Aldeias da Meseta) - 13.00 horas – Almoço