Regulamento 2019

Regulamento - PTReglamento - ESCompetition Regulation - EN

1. Âmbito e objetivos do Concurso

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) continua apostado em reforçar o eixo cultural e científico organizado por Coimbra, Guarda e Salamanca e, através dum envolvimento ativo na cooperação territorial, comprometido com os territórios de baixa densidade, particularmente os mais periféricos e de fronteira. Partindo destas referências e da importância que a imagem assume nas sociedades contemporâneas, o projeto Transversalidades: Fotografias sem Fronteiras recorre à fotografia como meio de promover a inclusão dos territórios e romper com processos de exclusão a que são votadas pelos media vastas áreas do planeta.

Prosseguindo objetivos coincidentes com os que pautam a atuação do CEI, este Concurso não deixa de contribuir para superar artificiosas fronteiras que se vão impondo entre comunidades, povos e culturas. O apelo à apresentação de candidaturas que retratem espaços de aquém e além fronteiras, dispersos pelos vários continentes, tem por objetivo, ao documentar a diversidade de Territórios, Sociedades e Culturas, ler e interpretar multiplicidade de paisagens naturais, económicas, sociais e culturais que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta. Num projeto que recorre à imagem como meio para promover a cooperação territorial privilegiam-se as seguintes apostas:

  • aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da imagem para promover a inclusão dos territórios menos visíveis, inventariar recursos, valorizar paisagens, culturas e patrimónios locais;
  • promover a cooperação entre pessoas, instituições e territórios, de aquém e além fronteiras, fomentar a troca de experiências e de conhecimentos entre espaços unidos pela matriz ibérica comum, espalhados por diferentes países de vários continentes;
  • formar novos públicos e usar as novas tecnologias de comunicação como meio privilegiado de comunicar, apelando à participação de jovens estudantes universitários e, assim, alargar a rede internacional de investigadores que se vai organizando a partir do CEI. 

2. Temas do Concurso

As imagens recolhidas no âmbito deste concurso documentarão a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, dispersas por tão amplas geografias, permitirão lançar olhares cruzados sobre os atuais processos de reestruturações que percorrem as várias regiões do mundo, mostrar diferentes modos de organização social e espacial, captar sinais de continuidade e de mudança, arcaísmos e inovações que se manifestam nas metrópoles mais populosas, nas áreas rurais, que enfrentam o despovoamento, nos mais remotos e longínquos espaços fronteiriços. A leitura e a interpretação das paisagens naturais, económicas, sociais e culturais permitidas pelas fotografias transformam-na num importante elemento de cooperação territorial, valioso instrumento de promoção da inclusão dos territórios periféricos e menos visíveis.

As fotografias serão candidatas a um dos seguintes temas:

  1. Património natural, paisagens e biodiversidade (recursos e riscos naturais; aproveitamento, gestão e ordenamento dos espaços naturais; diversidade de contextos e de relações homem-meio, etc.).
  2. Espaços rurais, agricultura e povoamento (produtos e produções agrícolas; organização do espaço rural; lugares e arquitetura rural; mobilidades, etc.).
  3. Cidade e processos de urbanização (cidade, arquitetura, regeneração e processos de urbanização; paisagens, ambientes e vivências urbanas, etc.)
  4. Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social (património construído e cultural; modos de vida e condições sociais; luta contra a pobreza e a exclusão social, etc.)

3. Candidatura e submissão das fotografias

  1. A candidatura é gratuita e universal.
  2. Cada candidato só pode submeter um portfólio de seis (6) fotografias num único tema do concurso.
  3. As candidaturas serão submetidas eletronicamente, através do sítio cei.pt
  4. A candidatura é constituída por:
    1. formulário de candidatura;
    2. ficheiro com o porffólio de seis (6) fotografias. O nome deste ficheiro, tem de corresponder ao número do seu documento de identificação (cartão de cidadão, passaporte ex: 12258045). Enviar o ficheiro para o email ceibericos@gmail.com.
    3. declaração de aceitação das condições do concurso
  5. A cada concorrente será atribuído um código, pelo qual será conhecido pelo júri. 

4. Fotografias: condições e requisitos técnicos

  1. O candidato deve garantir e responsabilizar-se que:
    1. as fotografias são originais;
    2. não incluam elementos identificativos do autor;
    3. não foram publicadas, divulgadas e premiadas.
  2. Formatos e dimensões das fotografias:
    1. enviar as fotografias a concurso em formato digital, do tipo .jpg [compressão do ficheiro qualidade high (9) ] para o email ceibericos@gmail.com. Para o envio de ficheiros com tamanho superior a 20mb, enviar através do site www.wetransfer.com.
    2. enviar um único ficheiro do tipo .zip ou .rar que reúna todas as fotografias que inscreveu a concurso.
    3. as fotografias a enviar devem ter resolução de écran, 72 ppp e um tamanho, *W ou H, entre 2000 e 2500 pixeis (*horizontal ou vertical de acordo com a orientação da fotografia).
    4. os autores das fotografias premiadas podem ser posteriormente contactados para que facultem os ficheiros das mesmas com maior resolução para a organização de uma exposição pública dos trabalhos, condição necessária para receber o prémio atribuído. (Ponto 9, número 2 deste regulamento).

5. Calendário

  1. A receção das fotografias inicia-se a 22 de janeiro de 2019 e termina às 24 horas de 30 de abril de 2019 (hora de Lisboa).
  2. A decisão do júri será divulgada na página oficial do CEI (www.cei.pt) até 31 de outubro de 2019.

6. Júri e avaliação dos trabalhos

  1. O Júri, designado pela Comissão Executiva do CEI e presidido por um dos seus membros, será constituído por um painel formado por fotógrafos, investigadores ou outros elementos que se considerem relevantes para o processo de avaliação.
  2. A avaliação do material a concurso será feita pelo júri em função da fidelidade aos temas propostos, da criatividade e da qualidade fotográfica.
  3. A seleção dos vencedores será uma decisão absoluta, definitiva e inapelável do júri.

 7. Apoios à participação

  1. De todos os concorrentes e fotografias apresentadas a concurso serão selecionados:
    1. Vencedor Absoluto (1) para o melhor portfólio submetido que receberá 1500 Euros.
    2. Vencedor de cada tema (4) para o melhor portfólio submetido que receberá 750 Euros.
    3. O júri atribuirá ainda menções honrosas a outros portfólios (até 12) que receberão 150 Euros.
  2. Os apoios serão entregues até 31 de dezembro de 2019. No caso de não ser possível estabelecer contacto com o vencedor, os apoios só poderão ser reclamados até 31 de janeiro de 2020.

8. Direitos de Autor

  1. A participação no Concurso implica por parte dos concorrentes:
    1. garantirem que são os únicos titulares de todos os direitos sobre a fotografia que apresentam a concurso, que possuem autorização e, portanto, se responsabilizam pelo uso e divulgação das imagens onde figurem pessoas passíveis de ser reconhecidas;
    2. aceitarem que as fotografias submetidas possam ser utilizadas em publicações e na eventual exposição, mostra ou catálogo que venha a decorrer deste concurso;
    3. aceitarem que as fotografias submetidas possam ser reproduzidas, sem fins comerciais e de forma ética pelo CEI, ilustrando publicações ou figurando no portal do Centro.
    4. aceitarem que as fotografias submetidas possam ser utilizadas, sendo sempre referido nome do autor da fotografia, nos materiais de comunicação e outros suportes de promoção, inclusive on-line, produzidos e difundidos pela organização, sem necessidade de comunicação prévia.
  2. O CEI não se responsabiliza por eventuais downloads que, ilegalmente, sejam feitos dos trabalhos expostos no seu portal.

9. Disposições finais

  1. A organização não responderá a telefonemas ou cartas sobre os resultados do concurso. Os participantes deverão esperar pela publicação da decisão do júri no sitio indicado. Apenas os vencedores serão notificados do resultado do concurso.
  2. Os vencedores deverão entregar ao CEI as fotografias premiadas em suporte físico (CD ou DVD) com uma dimensão mínima de 8 MP (cerca de 3500 x 2300 ppp) e em formato TIFF sem o que não poderão receber os respetivos prémios.
  3. Ficará a cargo de cada participante o risco de perdas ou danos das fotografias ou outro material resultante do processo de envio.
  4. Ao submeter as suas imagens a concurso, o participante aceita os termos deste Regulamento e as condições aqui expostas.
  5. Qualquer omissão que se verifique no presente regulamento será resolvida pela entidade organizadora.