Apresentação

Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento

De 28 de junho a 02 de julho de 2022

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), enquanto plataforma de intercâmbio e difusão de conhecimentos sobre os territórios e as culturas ibéricas, promove anualmente um Curso de Verão que, além de reforçar os compromissos do CEI com os espaços de baixa densidade, se destina a aprofundar o diálogo e a cooperação entre investigadores dos diferentes países ibéricos, tanto de Portugal e de Espanha como dos que se encontram dispersos pela América Latina ou pelo continente Africano. A iniciativa é norteada pelos seguintes objetivos: 

  1. identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento (paisagem, património, cultura, etc.); 
  2. analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais procurando identificar programas e iniciativas orientadas para promover a coesão territorial;
  3. incentivar o diálogo entre saberes e investigadores visando alargar redes e consolidar parcerias com entidades do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano, designadamente as de países de língua portuguesa, afirmando o CEI como centro de transferência de conhecimento;
  4. valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de conhecimento e promoção do património natural e cultural e de espaço de diálogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

O ano de 2022 não deixará de ser excecional e ainda vivido, porventura, ao sabor das incertezas e vicissitudes impostas por duma pandemia que não dá tréguas. Esta razão só nos pode motivar a prosseguir um projeto mobilizador, alimentando a nossa resiliência com o conforto de diferentes mensagens positivas emitidas por entidades que declararam 2022 como Ano Internacional de importantes agendas:  a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 2022 como o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais (IYAFA), a UNESCO elege 2022 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e a União Europeia proclamou 2022 como o Ano Europeu da Juventude.

O XXII Curso de Verão, que será subordinado ao tema genérico Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento, irá decorrer entre os dias 28 de junho e 02 de julho de 2022, preenchido por Conferências, Comunicações, Painéis de Debate e Trabalhos de Campo, eventualmente virtuais. As apresentações e os debates serão estruturados em torno dos seguintes temas:

  1. Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local: recursos do território e sustentabilidade; 
  2. Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais;
  3. Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial. 

Trabalho de Campo

O Curso integra duas visitas de estudo onde serão apresentados temas e debatidas problemáticas relacionadas com as paisagens, os patrimónios e os territórios fronteiriços entre Portugal e Espanha.

Creditação

O Curso será certificado com 3 ECTS pela Universidade de Coimbra (UC) com apoio PRR.

Será também creditado pela Universidade de Salamanca, através do Centro de Formácion Pernanente, com 30 horas.

(A certificado/ creditação só será concedida se houver a participação a, pelo menos, 85% do número total de horas nos dias 28, 29 e 30 de junho e 01 e 02 de julho).

Coordenação

Rui Jacinto – CEI; CEGOT – Universidade de Coimbra
María Isabel Martín Jiménez – Universidade de Salamanca

Organização

Centro de Estudos Ibéricos

  • Alexandra Isidro
  • Ana Proença  
  • Sofia Martins

Contactos

  • Ana Proença (ana.proenca@cei.pt)
  • Sofia Martins (sofia.martins@cei.pt)
  • Telefone: (+351) 271220212

Submissão de comunicações

Inscrições

CEI
CMG
UC
USAL
IPG
INTERREG
UE