Apresentação

Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento

25 a 29 de junho de 2024

O XXIV Curso de Verão, que se vai realizar entre 25 e 29 de junho de 2024, acontecerá entre Coimbra, Guarda e Salamanca e será subordinado ao tema genérico Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento. O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) reforça com esta iniciativa o diálogo entre instituições e investigadores de aquém e de além-fronteiras, honrando os seus compromissos com os espaços mais débeis e fronteiriços, sem abdicar de reforçar a articulação entre redes de investigação e que consolidem parcerias com instituições do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano, onde relevam os Países de Língua Portuguesa. 

O estímulo à troca de saberes continuará a afirmar o CEI como plataforma de difusão e centro de transferência de conhecimento oriundo de diferentes proveniências, geográficas e disciplinares, missão que assume maior relevância num momento tão sombrio e incerto como o que estamos a viver. Há que explorar novos caminhos e encontrar janelas de esperança que mitiguem as consequências que estão a impactar negativamente o nosso futuro coletivo, derivadas das mudanças aceleradas e das transições profundas que estão a acontecer nos domínios climático, energético, digital, laboral, ecológico, demográfico, migratório e, consequentemente, socioeconómico. 

Depois da pandemia da Covid-19 ter paralisado a economia e contribuído para aumentar as disparidades sociais e territoriais, a Assembleia Geral das Nações Unidas declararia 2021 como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável, deu inicio à Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e acabaria por adotar, em 25 de agosto de 2023, a Década Internacional da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável (2024-2033), reafirmando a resolução 70/1 de 25 de setembro de 2015, intitulada “Transformando o nosso mundo: a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030", reconhecendo que não se atingiram os objetivos e as metas fundamentais, particularmente ao nível da eliminação da pobreza em todas as suas formas e em todas as suas dimensões, em particular a pobreza extrema. 

Constando de Conferências, Painéis de apresentação de Comunicações, Mesas Redondas e Trabalhos de Campo, o Curso de Verão, que irá funcionar num sistema híbrido, prossegue os seguintes objetivos: 

  1. identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento (paisagem, património, cultura, etc.);
  2. analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais, estimulando a apresentação e o debate de programas, iniciativas e boas práticas que concorram para a coesão económica, social e territorial;
  3. incentivar o diálogo entre saberes e investigadores com o intuito de alargar redes e consolidar parcerias;
  4. valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de conhecimento e promoção do património natural e cultural e de espaço de diálogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

Eixos temáticos

Partindo do tema genérico Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento, e independentemente de outros apartados que se venham a considerar, as apresentações e os debates serão organizados em torno dos seguintes eixos estruturantes:

  1. Paisagens, patrimónios, gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local (p. ex.: ambiente e biodiversidade; riscos e ordenamento do território; recursos, mudanças climáticas e gestão sustentável dos recursos naturais; etc.).
  2. Agricultura e desenvolvimento rural (p. ex.: oportunidades e desafios do espaço rural, etc.).
  3. Cidade e dinâmicas do espaço urbano (p. ex.: comércio e organização das cidades; mobilidade sustentável; pobreza urbana; etc.).
  4. Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial.
  5. Sociedade e território: dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais (p. ex.: dinâmicas demográficas; turismo, património e sustentabilidade, etc.)
  6. Arte, cultura e leituras do território.

Visitas de estudo e Trabalhos de Campo

O Curso integra visitas de estudo e dois dias de trabalho de campo onde serão apresentados temas e debatidas problemáticas relacionadas com as paisagens, os patrimónios e os territórios fronteiriços entre Portugal e Espanha.

Certificação e creditação do Curso

O Curso, como habitualmente, poderá ser certificado pela Universidade de Coimbra (UC) e creditado pela Universidade de Salamanca, através do Centro de Formácion Permanente, desde que os participantes cumpram as regras definidas pelas respetivas instituições.

Creditação

O Curso será:

  1. creditado pela Universidade de Salamanca, através do Centro de Formácion Pernanente, com 30 horas. (O certificado/ creditação só será concedido se houver participação nos dias dos trabalhos de campo e a, pelo menos, 85% do número total de horas nos restantes dias).
  2. certificado com 3 ECTS (25h) pela Universidade de Coimbra (UC) com o apoio do PRR para os participantes elegíveis (residentes e com morada em Portugal e com NIF português).

Tipo de Curso: Curso Não Conferente de Grau

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Coordenação

Rui Jacinto – CEI; CEGOT – Universidade de Coimbra 

María Isabel Martín Jiménez – CEI; Universidade de Salamanca 

Organização

Centro de Estudos Ibéricos

Contactos

  • Ana Proença (ana.proenca@cei.pt)
  • Sofia Martins (sofia.martins@cei.pt)
  • • Telefone: (+351) 271220212 / (+351) 969770983

Datas

Inscrições: até 03/06/2024

Submissão de comunicações até: 21/05/2024

Curso: de 25/06/2024 a 29/06/2024

O programa detalhado será divulgado oportunamente.


Inscrições Aqui

Submissão de comunicações Aqui

CEI
CMG
UC
USAL
IPG
INTERREG
UE