III Encontros "Imagem e Território"

6 e 7 de dezembro 2019, Guarda

O envolvimento ativo do Centro de Estudos Ibéricos na cooperação territorial e o seu comprometimento com os territórios de baixa densidade, particularmente os mais periféricos e de fronteira, conjugado com o reconhecimento do lugar que a imagem ocupa nas sociedades contemporâneas, levou-o a assumir o projeto Transversalidades - Fotografias Sem Fronteiras visando, com dele, dinamizar a cooperação e a inclusão dos territórios, romper com a exclusão e invisibilidade a que estão votadas vastas regiões do país e do mundo.

O aprofundamento destes objetivos conduziu, naturalmente, aos Encontros “Imagem & Território: Fotografia sem Fronteiras”, que tem este ano a sua IIIª edição, conjugando diversas atividades em torno da temática da fotografia e do território, desmultiplicadas por iniciativas tais como: Exposições, Debates, Mostras, Publicações.


Exposição
“Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras 2019”

Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda, 7 de Dezembro, 17h30

 

A exposição principal do Encontro, “Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras 2019” reúne os portefólios vencedores e uma seleção das fotografias submetidas a concurso, organizada em torno de quatro núcleos temáticos: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.

O valor estético, documental e pedagógico que a imagem pode assumir é utilizado pelo Centro de Estudos Ibéricos para desenvolver o projeto Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras, que os coloca ao serviço da coesão do território, da inclusão dos lugares menos visíveis, do inventário da pluralidade de recursos e da valorização das paisagens, culturas e patrimónios. 

Os resultados quantitativos e qualitativos alcançados nesta oitava edição atestam a maturidade do Concurso Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras: mais de oitocentos (800) participantes, oriundos de mais de 70 países de todos os Continentes, asseguram uma representatividade estética e geográfica bastante alargada.

A mostra faculta uma viagem por diversas geografias, permite ler as paisagens e interpretar os territórios de distintos contextos dispersos pelos cinco continentes.


Exposição
“Rumores do Mundo: Pessoas, Lugares, Outros Olhares”

Teatro Municipal da Guarda (Espaço Polifónico), 6 de Dezembro, 16h30

 
O elevado número dos trabalhos, a diversidade de informação e a qualidade estética dos trabalhos submetidos à presente edição do Concurso (2019) aconselha que se dê o devido destaque a um conjunto de imagens representativas do amplo universo imagético em que se transformou o Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras.
 
Ao privilegiar as pessoas e os lugares, a mostra dá a devida visibilidade a dois núcleos estruturantes dum discurso expositivo que faculta uma viagem a recônditos territórios e paisagens naturais e humanas dispersas por diferentes continentes.


Diálogos ibéricos, olhares transfronteiriços: Alberto Prieto, Monteiro Gil, Pedro Carvalho, Victorino García

Câmara Municipal da Guarda, 6 de Dezembro, 18h45

Quatro fotógrafos, dois portugueses (Monteiro Gil e Pedro Carvalho) e dois espanhóis (Alberto Prieto e Victorino García) expõem os seus olhares transfronteiriços no átrio da Câmaa Municipal da Guarda, encetando desta forma um diálogo ibérico singular.


Exposição
Lugares: distâncias e proximidades - Fotoclube da Guarda

Edifício da CIMBSE (Praça Velha), 6 de Dezembro, 17h00

 A exposição resultou de um desafio envolto na paixão pela fotografia e orientado para a (re)descoberta de realidades tão próximas e tão longínquas; territórios de solidão, de ausência que foram berço de múltiplos percursos individuais, de sonhos e de aventura…

A grandeza pluridimensional das paisagens naturais e humanas foram registadas com diferentes sensibilidades, emoções e olhares que convergem numa leitura coletiva apostada em resgatar tais territórios ao esquecimento e afirmá-los na sua essência profunda visando rasgar novas vias de futuro. Rostos, arquitetura, artefactos, caminhos, solidão, religiosidade, tradições, paisagens, flora, patrimónios, afetos, ausências, sulcos do tempo, ou caprichos da natureza são alguns dos motivos fixados pelas objetivas dos participantes num roteiro que a cada olhar se renova.

O Fotoclube da Guarda é um grupo discreto, sem formalismos, que em muito tem contribuído para a promoção desta cidade, incrementando, igualmente, o gosto pela fotografia. Tem olhado a cidade, a região, o país através de diversas objetivas e sensibilidades, proporcionando exemplos qualitativos, trabalhos de cativante beleza e técnica cuidada.


Exposição
Caminhar oblíquo: Duarte Belo

Claustros do Paço da Cultura, 6 de Dezembro, 18h30

 
As fotografias incluídas na exposição foram feitas durante uma caminhada solitária de Duarte Belo, de 530 quilómetros, entre o Penedo Durão, em Freixo de Espada à Cinta, e o Cabo da Roca. O itinerário escolhido seguiu uma linha de cumeeiras que divide, sensivelmente, o Portugal Atlântico, a norte, do Portugal Mediterrâneo, a sul.
 
Duarte Belo (Lisboa, 1968). Formação em arquitetura. Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português. É editor do blogue Cidade Infinita. Expõe desde 1987. Participa regularmente em conferências e mesas redondas sobre temas como fotografia, arquitetura e património.


Exposição
Paisagens Transgénicas: Álvaro Domingues

Instituto Politécnico da Guarda (Serviços Centrais), 6 de Dezembro, 15h00

 
Perdida a clareza do significado acerca das classificações e dicotomias habituais sobre paisagem – urbana, rural ou natural –, abriu-se uma verdadeira crise de sentido: não abarcamos a diversidade e os sentidos múltiplos que a paisagem designa; perdemo-nos em adjetivos cuja clareza há muito se perdeu.
 
Na verdade, a velocidade das mudanças nas dinâmicas e nas matérias que constroem a paisagem vai mais depressa do que os adjetivos disponíveis que se pensavam para sempre. Teme-se pela perda da "ordem natural das coisas” e é por isso que é preciso falar de paisagens transgénicas porque na engenharia genética também se trabalha com naturezas sintéticas, cruzamentos que exigem outros modos de compreensão.
 
Álvaro Domingues (Melgaço, 1959). Geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1994) e, desde 1999, docente do mestrado integrado, do curso de doutoramento e investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da FAUP. No CEAU-FAUP a sua atividade centra-se na Geografia Humana, Paisagem, Urbanismo e Políticas Urbanas.


Exposição 
Intervalos: Santiago Santos

Hospital Sousa Martins (Átrio da Consulta Externa), 6 de Dezembro, 16h30

 
As fotografias desta mostra são parte de uma série mais recente na qual o autor se encontra a trabalhar, onde se propõe um olhar mais atento a elementos quotidianos de uma Natureza em contínua, mas impercetível, transformação. As imagens têm poucos segundos de diferença e daí resulta esta abordagem singular.
 
SANTIAGO SANTOS MENDO (Salamanca, 1964). Con numerosas incursiones en la fotografía de autor desde 1994 retoma con intensidad en 2016 la creación personal con diferentes propuestas centradas en la reflexión sobre la memoria, el territorio y la percepción del espacio-tiempo. EXPOSICIONES INDIVIDUALES: Volver sobre mis pasos (2019); Huella e Identidad: Castillos y Fortalezas (2011 / 2012); Nuestro Patrimonio (2010); Espacio Interior (1996). EXPOSICIONES COLECTIVAS: Artistas en colección (2019); Lenguajes en papel (2017); Silício en la paleta (2016).


Exposição 
Imagem, conhecimento, sociedade
Carlos Fortuna | Fernanda Delgado Cravidão | Filipa Bessa | Jorge Paiva | José António Bandeirinha | Lúcio Cunha | Manuel Santos Rosa

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, 7 de Dezembro, 10h00

 
As diferentes áreas científicas sempre recorreram à imagem para fins diversos, patenteando a sua observação tanto o progresso científico como os múltiplos usos que lhes foram sendo dados. A partir do século XIX, o aparecimento da fotografia e de muitos outros modos de produção de imagens permitiu o seu uso exponencial nos diferentes ramos e fases da investigação.
 
A imagem tornou-se, assim, omnipresente no laboratório e no trabalho de campo, afirmando-se indispensável como meio de diagnóstico, registo e divulgação de resultados, além dum recurso imprescindível para ilustrar os fenómenos descritos em artigos científicos ou livros didáticos.
 
Os diferentes painéis da exposição mostram imagens produzidas por diferentes docentes e investigadores, de vários ramos, no decurso dos respetivos trabalhos científicos.


Exposição 
Territórios em Publicação | fotografia, mediação e artefactos: Francisco Varela
Mostra de livros de fotografia

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, 7 de Dezembro, 11h00

 
A mediação do pensamento sobre o território através da fotografia tem vindo, cada vez mais, a realizar-se no suporte livro. O livro, por outro lado, vem sendo explorado nos seus diferentes formatos e materialidades, numa permanente renovação das suas tipologias. O que nos leva a olhar e praticar o artefacto livro de uma forma expandida.
 
Francisco Varela, artista visual, com trabalho premiado no campo do livro de artista de base fotográfica. Têm desenvolvido projetos curadoriais no cruzamento da fotografia com a publicação, entendida esta de forma expandida.


Exposição
20 olhares, fotografias, concursos, prémios: António Tedim

Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, 6 de Dezembro, 21h30

 
O interesse pela fotografia surgiu tarde, mas rapidamente se tornou uma paixão feita com arte. Amador, tem dedicado uma boa parte do seu tempo à fotografia, quer fotografando, quer no estudo da técnica. "Fotografia para mim é liberdade; é um testemunho e um modo de ver a vida", confessa o fotógrafo.
 
Tem como temas preferidos o fotojornalismo, é um fotógrafo de rua, da cidade, mas que também gosta de se perder na natureza e nas paisagens. Confessa também o gosto de participar em concursos de fotografia, encontra neles a melhor forma de aquilatar a qualidade do seu trabalho e tem sido recompensado, já com largas dezenas de prémios em Portugal, Espanha, França, Alemanha, entre outros.
 
António Tedim, fotógrafo amador, natural da Maia, um dos premiados do Concurso Transversalidades, tem sido presença assídua nos Encontros “Imagem e Território” organizados pelo CEI. Tem conquistado prémios nos mais conceituados concursos de fotografia em vários países.


Exposição
Rumores do Mundo: património natural, paisagens, biodiversidade

Centro Comercial La Vie (Piso 1), 6 de Dezembro, 17h30

 
A heterogeneidade das paisagens patente nesta exposição elucida tanto a sua evolução e dinâmica como as emoções e sentimentos que podem despertar. A composição, morfologia e estrutura do mosaico paisagístico permite observar distintas adaptações e tipos de relação que o homem estabelece com o meio.
 
As imagens mostram vales e montanhas, rios e desertos, animais e plantas que nos lembrar a beleza e a fragilidade da natureza, como está exposta a alterações, conflitos e agressões ambientais, como importa mobilizar cumplicidades e consciências se estiver em causa a preservação do património natural, das paisagens e da biodiversidade.


Exposição
Rumores do Mundo: diversidade cultural e inclusão social

Escola Secundária Afonso Albuquerque (Espaço Conhecimento e Memória), 6 de Dezembro, 11h00


 
A presente mostra destaca a diversidade de modos de vida, as desigualdades e algumas formas de inclusão social que ocorrem em vários contextos geográficos, económicos e sociais. As imagens expostas, ao rasgarem horizontes que ajudam a melhor compreender o outro, proporcionam uma viagem que dá visibilidade a pessoas e notoriedade lugares tantas vezes olvidados.
 
As imagens, selecionadas entre as submetidas ao Tema Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social do concurso Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras, tanto nos interpelam como suscitam uma reflexão sobre a riqueza cultural e a profunda diversidade do mundo que nos rodeia.


Exposição
Rumores do Mundo: (con)vivências

Fundação João Bento Raimundo, 6 de Dezembro, 11h30



As fotografias selecionadas na presente mostra remetem para representações simbólicas de espaços, económicos, culturais e sociais, que espelham o espírito dos lugares de múltiplas latitudes. A leve nostalgia e a carga melancólica que percorrem estas geografias acabam por irmanar cada lugar e os seus habitantes em sentimentos envolventes propícios a salutares (con)vivências.


Exposição
Rumores do Mundo: olhar a diversidade que nos rodeia

Ensiguarda Escola Profissional, 6 de Dezembro, 12h00

 
A polifonia da imagem reunida nesta exposição expressa a multiplicidade de modos de vida e a fértil diversidade cultural do mundo. Os ecos destes rumores trespassam fronteiras, percorrem territórios e apelam a diálogos inclusivos que respeitem a diferença e que concorram para promover a coesão económica, social e cultural.
As fotografias expostas, ao mostrar as desigualdades sociais e as assimetrias territoriais, levam a pensar na necessidade de se mitigarem desequilíbrios tão profundos, como conhecer melhor o outro pode estimular a cooperação e uma efetiva aproximação entre os povos.


Lançamento do Catálogo “Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras 2019”

Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda, 7 de Dezembro, 17h30


 
O Catálogo Transversalidades reúne um conjunto significativo de fotografias submetidas à edição de 2019 do Concurso Transversalidades – Fotografia Sem Fronteiras, estruturado em quatro temas – “Património natural, paisagens e biodiversidade”, “Espaços rurais, agricultura e povoamento”, “Cidade e processos de urbanização” e “Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social”.
Destaque para um capítulo sobre “Pessoas, lugares, outros olhares, onde se privilegia um conjunto de imagens representativas do amplo universo imagético em que se transformou o Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras.
 
O catálogo conta com textos de: Ana Fani Alessandri Carlos, Angelo Serpa, José Alberto Rio Fernandes, José Aldemir de Oliveira, José Luís Zêzere, Luciano Lourenço, Maria Lucinda Fonseca, Roberto Verdum e Lucimar de Fátima dos Santos Vieira, Rui Jacinto. 


Lançamento da Revista “Iberografias” nº 15

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, 7 de Dezembro, 12h45
 
Este número da Revista Iberografias compila vários conteúdos, dando especial ênfase a duas iniciativas da UNESCO): (i) o Ano Internacional das Línguas Indígenas, que esteve subjacente a um debate realizado durante o Curso de Verão; (ii) o Geopark Estrela, palco da primeira edição do projeto Leituras do Território, cuja candidatura foi aprovada por ser reconhecido o potencial geológico e o património natural e cultural da Serra da Estrela. Além da evocação devida ao patrono do CEI, Professor Eduardo Lourenço, destacam-se ainda os capítulos: (i) Idiomas minoritários e falares de fronteira; (ii) Leituras do território. Serra da Estrela: Saúde & Montanha; (iii) Oficina de História da Guarda.


Debates & Mostras Fotográficas

  • Diálogos transfronteiriços: ausência e território Teatro Municipal da Guarda (Café Concerto), 6 de dezembro, 21h30
    • Fotógrafos Ana Castro, Eduardo Nuñez e Alberto Picco
    • Moderação: Vítor Amaral
  • Imagem, conhecimento, sociedadeBiblioteca Municipal Eduardo Lourenço, 7 de dezembro, 10h00
    • Carlos Fortuna, Fernanda Delgado Cravidão, Filipa Bessa, Jorge Paiva, José António Bandeirinha, Lúcio Cunha, Manuel Santos Rosa
    • Moderação: Manuel Santos Rosa e Valentín Cabero Diéguez
  • Imagem & territórioTeatro Municipal da Guarda (Café Concerto), 7 de dezembro, 14h30
  • Fotógrafo Fuji - Daniel Rodrigues (Premiado World Press Photo e Fotógrafo Iberoamericano do Ano)
  • Fotógrafos Premiados 2019
  • Moderação: Hélder Sequeira e Mário Branquinho 

Programa

6 de Dezembro de 2019

 Transversalidades Fotografia sem Fronteiras 2019. Inauguração de Exposições:

11h00 - Rumores do Mundo: diversidade cultural e inclusão social – Escola Secundária Afonso Albuquerque (Espaço Conhecimento e Memória) 

11h30Rumores do Mundo: (con) vivências– Fundação João Bento Raimundo

12h00 - Rumores do Mundo: olhar a diversidade que nos rodeia - EnsiGuarda Escola Profissional 

15h00 - Paisagens Transgénicas - Álvaro Domingues - Instituto Politécnico da Guarda (Serviços Centrais)

16h30 - Intervalos - Santiago Santos - Hospital Sousa Martins (Átrio da Consulta Externa)

17h00 - Transversalidades Fotografia sem Fronteiras 2019 

  • Ponto de Informação -  Largo da Misericórdia
  • Exposição Lugares: distâncias e proximidades - Fotoclube da Guarda - Edifício CIMBSE (Praça Velha)
  • Exposição Rumores do Mundo: património natural, paisagens, biodiversidade - Centro Comercial La Vie (Piso 1)

18h15 - Caminhar oblíquo - Duarte Belo - Claustros Paço da Cultura 

18h45 - III Encontro Imagem & Território - Câmara Municipal da Guarda

  • Sessão de Abertura
  • Transversalidades I 2019. Portefólios premiados - (Vídeo de Catarina Flor)
  • Exposição Diálogos ibéricos, olhares transfronteiriços - Alberto Prieto, Monteiro Gil, Pedro Carvalho, Victorino García

21h30 - Teatro Municipal da Guarda (Café Concerto) 

  • Exposição 20 olhares, fotografias, concursos, prémios - António Tedim
  • Diálogo transfronteiriço: ausência e território (Mostra Fotográfica. Debate) – Ana Castro, Eduardo Nuñez e Alberto Picco Moderação: Vítor Amaral

7 de Dezembro de 2019

10h00 - Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

  • Imagem, conhecimento, sociedade - Carlos Fortuna, Fernanda Delgado Cravidão, Filipa Bessa, Jorge Paiva, José António Bandeirinha, Lúcio Cunha, Manuel Santos Rosa (Exposição) 
  • Debate Imagem, conhecimento, sociedade

Moderação: Manuel Santos Rosa; Valentin Cabero Dieguez 

11h30 - Mostra de livros de fotografia

  •   Territórios em Publicação | fotografia, mediação e artefactos - Francisco Varela
  • Conversa à volta de livros

12h45 - Iberografias. Lançamento da Revista de Estudos Ibéricos Nº 15|2019

14h30 - Teatro Municipal da Guarda (Café Concerto)

  • Imagem & território (Mostra Fotográfica. Debate) - Intervenções: Daniel Rodrigues, Fotógrafo Fujifilm, Fotógrafos Premiados 2019 - Moderação: Hélder Sequeira, Mário Branquinho

16h30 - Teatro Municipal da Guarda (Espaço Polifónico)

  • Exposição Rumores do Mundo: pessoas, lugares, outros olhares

17h30 - Teatro Municipal da Guarda (Galeria de Arte) 

  • Exposição Transversalidades Fotografia sem Fronteiras 2019
  • Apresentação do Catálogo
  • Entrega dos Prémios aos Vencedores do Concurso 

Parcerias 

  • Centro Comercial La Vie
  • Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela
  • EnsiGuarda Escola Profissional
  • Escola Secundária Afonso Albuquerque
  • Fotoclube da Guarda
  • Fujifilm
  • Fundação João Bento Raimundo
  • ULS Guarda
CEI
CMG
UC
USAL
IPG
INTERREG
UE