Teve lugar no dia 3 de março, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço ,a sessão de entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2022 ao geógrafo e professor catedrático Valentín Cabero Diéguez.
A cerimónia contou com as intervenções dos representantes das instituições que constituem o CEI: Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Ricardo Rivero, Reitor da Universidade de Salamanca, Delfim Leão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra e Manuel Salgado, Vice-Presidente do Instituto Politécnico da Guarda. Interveio na sessão, em representação do Ministro da Cultura, Suzana Menezes, Diretora da Direção Regional da Cultura do Centro. O elogio ao premiado esteve a cargo de Fernando Rubio, Alcalde do Ayuntamiento de Juzbado, em nome dos Ayuntamientos de Juzbado, Monleras e Morille.
Recorde-se que este prémio está destinado a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da Cultura, Cidadania e Cooperação ibéricas, e corresponde ao valor pecuniário de 7.500,00€ (sete mil e quinhentos euros). Foi atribuído por um júri constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos e por mais oito personalidades.
O referido Júri reconheceu os méritos académicos e científicos de Valentín Cabero Diéguez em particular o seu compromisso cívico com os territórios mais frágeis, a sua contribuição para a cooperação ibérica, bem como a sua dedicação aos lugares, pessoas, paisagens e aos valores patrimoniais da fronteira luso-espanhola.