O Centro de Estudos Ibéricos vai levar a efeito, 25 a 29 de julho e de 13 a 16 de setembro, a VI edição da Oficina de História da Guarda, subordinada ao tema “A Visita do Inquisidor no século XVI”.
Dirigida por Rita Costa Gomes, Professora de História na Universidade de Towson (EUA), a Oficina de História da Guarda visa promover a pesquisa sobre o património e a história da Guarda e da sua região. Os participantes desta ação de formação produzirão conteúdos resultantes da sua própria pesquisa, visando a atualização e divulgação dos conhecimentos sobre esta temática, ligando a história local com outras escalas e âmbitos de pesquisa histórica.
Este ano a Oficina de História abordará o tema da “Visita do Inquisidor à Guarda no século XVI”. Nas primeiras décadas da sua existência, a Inquisição portuguesa realizou visitas por todo o país, ressuscitando e aperfeiçoando uma prática que recuava aos tempos medievais. Assim, nesta edição a Oficina lançará o estudo de uma visita inquisitorial feita à Guarda no século XVI, investigando a partir das fontes da época quem era o inquisidor que veio à Guarda, que atividades desenvolveu na cidade, e que consequências teve a visita para as populações.
A oficina funcionará em modalidade híbrida, com uma série de 5 sessões presenciais na sede do CEI (25 a 29 de julho, das 18h00 às 20h00) e 4 sessões remotas por Zoom (13 a 16 de setembro, das 18h00 às 20h00)
A ação é acreditada pelo CCPFC para Professores do Grupo e 400, na modalidade Círculo de Estudos (Registo: CCPFC/ACC-115325/22, Nº de horas acreditadas: 18)
A inscrição é gratuita, obrigatória e limitada a 25 participantes.
Direção da Oficina: Rita Costa Gomes, Professora de História na Universidade de Towson (Estados Unidos da América)