Apresentação

Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento
Roteiro Eduardo Lourenço | Integrado no Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço

27 de junho a 01 de julho de 2023

O XXIII Curso de Verão, subordinado ao tema genérico Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento, irá decorrer entre Coimbra, Guarda e Almeida entre os dias 27 de junho e 01 de julho de 2023, preenchido com Conferências, Comunicações, Painéis de Debate e Trabalhos de Campo. As apresentações e os debates, que decorrerão em modalidade mista, abordarão, entre outros, os seguintes temas estruturantes:  

  1. Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local: recursos do território e sustentabilidade;  
  2. Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais;
  3. Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial.

Objetivos

O curso é norteado pelos seguintes objetivos:

  1. (i) identificar e valorizar os recursos do território, naturais e humanos, materiais e intangíveis, enquanto fatores críticos e estratégicos do desenvolvimento (paisagem, património, cultura, etc.);
  2. (ii) analisar comparativamente dinâmicas económicas e sociais em diferentes contextos espaciais procurando identificar programas e iniciativas orientadas para promover a coesão territorial;
  3. (iii) incentivar o diálogo entre saberes e investigadores visando alargar redes e consolidar parcerias com entidades do espaço ibérico, tanto europeu e africano como latino-americano, designadamente as de países de língua portuguesa, afirmando o CEI como centro de transferência de conhecimento;
  4. (iv) valorizar o trabalho de campo como estratégia pedagógica, de conhecimento e promoção do património natural e cultural e de espaço de diálogo para comparar a raia portuguesa com outras geografias e contextos regionais.

Apesar de não poder ser vivido sem preocupações nem incertezas, importa encontrar para 2023 algumas janelas de esperança. Não podemos perder de vista que esta edição decorre no ano pautado por duas preocupações importantes: (i) Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável (IYBSSD, sigla em inglês), definido pela Organização das Nações Unidas e a Unesco, apostando na importância da ciência básica para o nosso futuro; (ii) Ano Europeu das Competências, adotado para dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida.

Nações Unidas e a Unesco, apostando na importância da ciência básica para o nosso futuro; (ii) Ano Europeu das Competências, adotado para dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida. Acresce ainda que a presente edição adquire um significado especial por se tratar do ano em que se comemora o Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço (1923-2000), mentor, patrono e Diretor Honorífico do CEI. Por este motivo, o pensamento e o legado de Eduardo Lourenço serão apresentados e debatidos do decurso do evento. O XXIII Curso de Verão, que irá decorrer entre Coimbra, Guarda e Almeida, será subordinado ao tema genérico Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento, e decorrerá entre os dias 27 de junho e 01 de julho de 2023, sendo preenchido por Conferências, Comunicações, Painéis de Debate e Trabalhos de Campo, eventualmente virtuais. As apresentações e os debates serão estruturados em torno dos seguintes temas:

  1. Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local: recursos do território e sustentabilidade;
  2. Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais;
  3. Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial.

Trabalho de Campo

O Curso integra duas visitas de estudo onde serão apresentados temas e debatidas problemáticas relacionadas com as paisagens, os patrimónios e os territórios fronteiriços entre Portugal e Espanha.

Creditação

O Curso terá a seguinte certificação e creditação mediante o cumprimento, pelos participantes, das regras definidas pelas respetivas instituições:

  • Certificado com 3 ECTS (25 horas), pela Universidade de Coimbra (UC) com apoio PRR, para os participantes elegíveis (residentes e com morada em Portugal e com NIF).

  • Creditado pela Universidade de Salamanca, através do Centro de Formácion Permanente, com 30 horas.

  • Coordenação

    Rui Jacinto – CEI; CEGOT – Universidade de Coimbra
    María Isabel Martín Jiménez – Universidade de Salamanca

    Organização

    Centro de Estudos Ibéricos

    • Alexandra Isidro
    • Ana Proença  
    • Sofia Martins

    Contactos

    • Ana Proença (ana.proenca@cei.pt)
    • Sofia Martins (sofia.martins@cei.pt)
    • Telefone: (+351) 271220212 (Chamada para rede fixa nacional)

    Datas

    Inscrições: até 02/06/2023

    Submissão de comunicações até: 24/05/2023

    Curso: de 27/06/2023 a 01/07/2023

    O programa detalhado será divulgado em breve.


    Inscrições Aqui

    Submissão de comunicações Aqui

    CEI
    CMG
    UC
    USAL
    IPG
    INTERREG
    UE