Apresentação: temas a desenvolver

A Oficina de História da Guarda é uma iniciativa que pretende reunir todos os interessados em colaborar na pesquisa e produção de conteúdos sobre a Guarda e a região através do tempo, que serão postos à disposição do público através da internet. A iniciativa é dirigida por Rita Costa Gomes, Professora de História na Universdade de Towson - Estados Unidos da América. Os conteúdos visam uma atualização dos nossos conhecimentos sobre o passado da Guarda. Será dada prioridade à divulgação de fontes históricas e arqueológicas pouco conhecidas ou inéditas. 

Apresentação do tema

O Centro de Estudos Ibéricos vai levar a efeito, de 13 a 24 de julho, em horário pós-laboral (18h-20h) a Oficina de História da Guarda - “Artesãos, Mercadores e Vida Urbana na Guarda pré-industrial”. A Oficina de História visa promover a pesquisa sobre o património e a história da Guarda e da sua região, partilhando-a com um público mais vasto. Os participantes desta ação de formação produzirão conteúdos resultantes da sua própria pesquisa, visando a atualização e divulgação dos nossos conhecimentos sobre esta temática e ligando a história local com outras escalas e âmbitos de pesquisa histórica.

O Curso consta de 10 sessões síncronas online através da plataforma Zoom e acompanhamento do trabalho independente e/ou de grupo a realizar durante a vigência do mesmo. O acesso à documentação e bibliografia do curso será facultado aos inscritos em repositório eletrónico.

A inscrição é gratuita, obrigatória e limitada a 25 participantes.

Ação acreditada pelo CCPFC para Professores dos Grupos 200 e 400 Nº de horas acreditadas: 25