Episódio 6 – História de Arte e história do poder: as Casas da Câmara

Convidado: Carlos Caetano

Aguardamos a publicação em forma de livro da tese de Doutoramento de Carlos Caetano, As casas da câmara dos concelhos portugueses e a monumentalização do poder local (Séculos XIV a XVIII), Doutoramento em História de Arte Moderna, Lisboa, Universidade Nova, 2011, 2 volumes.
A versão original da tese encontra-se no repositório official da UNL:
hdl.handle.net/10362/7299

O nosso convidado é autor de numerosos artigos e também de um estudo fundamental e belissimamente ilustrado sobre uma parte importante da Lisboa antiga: Carlos Caetano, A Ribeira de Lisboa a época da Expansão Portuguesa (séculos XV a XVIII), Lisboa, Pandora, 2004.

Durante a nossa conversa, foi mencionado o estudo de José Custódio Vieira da Silva, Paços Medievais Portugueses, Lisboa, IPPAR, 2002, que trata das residências reais e da aristocracia nobre.

O nosso convidado recomendou ainda a obra de Spiro Kostof, nomeadamente
A History of Architecture: settings and rituals, Oxford University Press, 1995. Uma tradução em espanhol da sua obra de síntese: Historia de la Arquitectura, Madrid, Alianza Editorial, 1999, 3 volumes.
As lições de um dos cursos de Spiro Kostof em Berkeley estão disponíveis online:
digitalassets.lib.berkeley.edu/mrc/ucb/l…9629.html

Para o estudo das muralhas medievais e do seu significado, também Carlos Caetano considerou inspiradora a obra do medievalista Jacques Le Goff, cujos textos estão também disponíveis em espanhol:
Jacques Le Goff, Cesare de Seta (eds), La Ciudad y las Murallas, Madrid, Catedra, 1991 (obra originalmente publicada em língua italiana).

No contexto português, começou por estudar-se os pelourinhos, mas o nosso convidado demonstrou bem que eles não podem compreeender-se isoladamente, sem atender à paisagem urbana de que fazem parte e que intencionalmente marcavam na sua localização original. O mesmo sucede, de resto, com as Casas da Câmara antigas, como ele nos explicou de modo tão evocador nesta conversa.

Este episódio do nosso podcast foi gravado na Biblioteca Palácio Galveias (Lisboa), cuja colaboração agradecemos.

[RCG]

CEI
CMG
UC
USAL
IPG
INTERREG
UE