Seminário - Envelhecer no Lugar

Terá lugar no próximo dia 19 de Outubro, no Auditório do Paço da Cultura da Guarda, o Seminário “Envelhecer no Lugar”, que visa dar a conhecer os resultados do estudo “Iniciativas de Ageeing in Place - Valorizar e Divulgar”, premiado na modalidade “Investigação” do projeto CEI-IIT 2017 (CEI – Investigação, Inovação e Território).

Da autoria de António Manuel Godinho da Fonseca, (Psicólogo e Professor na Universidade Católica Portuguesa), o estudo centra-se no levantamento de experiências inovadoras e boas práticas de coesão social, designadamente, no que respeita ao combate ao isolamento e à promoção da inclusão social dos cidadãos mais velhos nas respetivas comunidades, valorizando o que é habitualmente designado por “ageing in place” (“envelhecer na comunidade”)

O Seminário contará também com a intervenção do Prof. Manuel Teixeira Veríssimo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, um dos mais conceituados especialistas de Envelhecimento Ativo.

Numa perspetiva de divulgação de boas práticas e promoção do debate em torno desta temática, o seminário contará ainda, na 2ª parte, com a apresentação de casos práticos e experiências locais.

A participação nesta iniciativa é livre, estando contudo sujeita a inscrição prévia para emissão de certificado.

Lançado em 2017, o Prémio CEI-IIT (CEI - Investigação, Inovação & Território) tem por objetivo distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade.

Programa

  • 10h00 - Entrega de documentação
  • 10h15 - Sessão de Abertura
  • 10h30 - Boas Práticas de Ageeing in Place na Beira Interior: Divulgar e Valorizar – Doutor António Godinho da Fonseca
  • 11h30 - Envelhecimento: uma conquista que também é um desafio – Prof Doutor Manuel Teixeira Veríssimo
  • 12h30 - Almoço livre
  • 14h00 - Apresentação de casos práticos e experiências locais
  • 16h00 - Mesa Redonda
  • 17h00 - Encerramento